5 fatos relevantes sobre o atual mercado de trabalho



Não é segredo para ninguém que o mercado de trabalho evolui todos os dias. Tecnologias que há um ou dois anos não eram nem imaginadas, agora, passam a fazer parte do nosso dia a dia. Nesse sentido, imaginar como será o futuro do trabalho pode até causar uma certa inquietação. Afinal, como serão as formas de trabalho? É claro que prever o futuro ainda é impossível, mas podemos ter alguns insights do que esperar dos próximos anos, levando em consideração o mercado atual. Confira:


1. Profissionais multidisciplinares

Atualmente no mercado de trabalho, as organizações buscam por profissionais com conhecimentos variados para trabalhar em projetos, promovendo mais liberdade e autonomia aos trabalhadores. Além disso, quem adota esse sistema poderá trabalhar em várias empresas, sem necessariamente ficar restrito a apenas uma.


2. Liberdade física

A tecnologia facilitou a relação entre as empresas e os empregados. Com as diversas ferramentas existentes, a presença física no escritório para desempenhar suas funções ou participar de reuniões não tem de ser algo obrigatório. Essa facilidade proporciona mais liberdade às pessoas e permite que elas morem e trabalhem em qualquer lugar do mundo.


3. Motivação para trabalhar será mais importante que o salário


Trabalhar apenas em troca de um salário não é mais o que as pessoas (e principalmente os jovens) almejam. A expectativa de dedicar seu potencial a uma empresa que tenha os mesmos valores é o desejo desse novo público. Além disso, ambientes que oferecem benefícios como flexibilidade, incentivo ao estudo, desenvolvimento pessoal e de carreira com certeza terão mais chances de atrair os melhores profissionais.


4. Surgimento de novas profissões


Muitas das profissões, principalmente as operacionais, serão substituídas pelo uso de máquinas e robôs. Porém, as pessoas não terão menos trabalho, mas sim a possibilidade de reciclar seus conhecimentos e encontrar novas posições de acordo com as exigências do mercado. Por isso, quanto antes as pessoas se preocuparem com o futuro, melhores serão suas oportunidades na carreira. A tecnologia é uma realidade e tem alterado as relações; então, por que já não promover mudanças?


5. Estrutura organizacional horizontal


Empresas que ainda seguem o sistema de gestão centralizada estão perdendo cada vez mais espaço no mercado. Isso não significa que os cargos de chefes, diretores e coordenadores vão acabar; eles vão se reinventar. E isso vai acontecer porque os profissionais buscarão lugares que ofereçam autonomia e liberdade para criar e se desenvolverem sem cobranças e pressão.



59 visualizações0 comentário