6 dicas para manter a produtividade, com equilíbrio, no home office




O cenário do trabalho presencial e a dinâmica das organizações mudaram profundamente com o avanço da pandemia de covid-19 no Brasil. Empresas de muitos setores tiveram que se adaptar rapidamente a um esquema de trabalho que ainda estava pouco difundido: o home office.


Agora, com o avanço da vacinação, as organizações já estão traçando estratégias para o retorno aos escritórios, mas a maioria, 85%, deve variar entre o trabalho remoto e as atividades presenciais.

O trabalho remoto, todavia, é novidade para muitas pessoas e pode ser difícil se adaptar, mas mesmo assim, é necessário.

Por isso, vamos te ajudar com 6 dicas de produtividade para garantir que este desafio seja cumprido positivamente e você saiba como trabalhar remotamente da melhor forma.



1) Organize seu local de trabalho

Escolha um canto tranquilo da casa para colocar o computador e os acessórios dos quais precisa para trabalhar. Mantenha o local sempre organizado e limpo, higienizando regularmente a bancada de trabalho, as superfícies do computador, do celular e de todos os materiais que use com frequência. Se outra pessoa da família também estiver fazendo home office, procurem trabalhar em locais separados. Se não for possível, combinem algumas regras, como fazer ligações e chamadas de vídeo em outro cômodo da casa. Evite trabalhar na cama: é ruim para a coluna e prejudica sua produtividade. O ideal é sempre utilizar mesa e cadeira, cuidando para sentar-se em postura adequada.


2) Mantenha uma rotina regular

Em casa, é fácil se distrair, por isso é preciso seguir a mesma rotina que você tinha no local de trabalho: acordar e dormir no horário habitual, tirar o pijama ao acordar e colocar uma roupa confortável, porém adequada, organizar a agenda do dia e manter o foco. Faça o horário de almoço longe do computador e encaixe pequenas pausas de descanso durante a jornada.


3) Defina um cronograma para seguir


Como não há monitoramento no home office, muitas pessoas acabam se enrolando nos seus próprios horários. Foque em planejar sua rotina através de um cronograma para melhor aproveitamento do seu expediente e também do seu lazer! Além disso, essa é uma ótima maneira de criar um senso de rotina que muitos perdem por estarem exclusivamente em casa. Não esqueça que o fato de você estar em casa não significa que você não deva tirar intervalos. Adicione momentos de descanso entre suas tarefas!


4) Não deixe a televisão ligada o dia todo

Acompanhar o noticiário sobre a doença é importante, mas o excesso pode gerar ansiedade e estresse. Para equilibrar, tente consumir outros tipos de conteúdo e entretenimento, incluindo filmes e documentários.


5) Faça o máximo para evitar distrações


Muitos colaboradores moram com seus dependentes e precisam de uma parte de seus dias para se dedicar a eles. Fazer comida, dar banho nas crianças e dar atenção aos companheiros são tarefas que demandam tempo e atenção. Apesar das empresas estarem preparadas para compreender essas situações, você pode tentar amenizá-las combinando com as outras pessoas da casa alguns horários em que você irá ajudá-las. Nos outros, peça paciência e privacidade, se possível. Se houver outro adulto na casa, não hesite em pedir a colaboração dele para lidar com as circunstâncias.


6) Termine o expediente no horário certo

É comum não ver a hora passar quando se trabalha de casa. Mas é importante encerrar as atividades sempre no mesmo horário para sobrar tempo para cuidar de si mesmo e das tarefas domésticas. No dia a dia, priorize demandas urgentes para sobrar tempo para outras funções. Um dia bem organizado costuma ser mais produtivo.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo