7 Tipos de Competências essenciais a qualquer profissional



Já te contamos aqui no blog o que é gestão de competências e porque ela é tão importante para o desenvolvimento de uma organização. Mas você sabe quais são os tipos de competências essenciais aos colaboradores da sua empresa?

Listamos abaixo os principais tipos de competências que um profissional deve ter para executar o seu trabalho da melhor forma e contribuir para a organização.

Acompanhe nosso texto para saber quais!

Mas, antes, se você ainda tem alguma dúvida sobre o que são competências, confira nosso post sobre o assunto!

7 tipos de competências essenciais a qualquer profissional

Antes de começar, é importante lembrar: quando falamos de diferentes tipos de competências, não estamos falando de um cargo específico. Desde o diretor, até o auxiliar de produção: é imprescindível que todos os colaboradores da empresa tenham as características que vamos citar abaixo.

(Se preferir, navegue direto para a competência que deseja):

1. Determinação

Determinação é a arte de ter foco e persistência para chegar alcançar um objetivo almejado.

Para uma empresa, ter colaboradores determinados é muito importante. Além de auxiliar a organização a alcançar os seus objetivos, profissionais determinados também têm mais foco sobre o seu trabalho, evitando problemas como falta de produtividade ou ociosidade.

A determinação é uma característica muito observada nos processos de seleção de talentos das organizações. Ela não é nem considerada um fator de diferenciação, mas sim um pré-requisito.

Para auxiliar seu colaborador a ser mais determinado e a conseguir identificar os objetivos que ele pretende alcançar é possível contratar coaches ou o próprio gestor pode acompanhá-lo.

2. Autonomia