Afinal, o que é Outplacement e Replacement?

Afinal, o que é Outplacement e Replacement?

Cada vez mais, as empresas têm recorrido à ajuda de consultores para a prática do outplacement e replacement na hora de demitir ou admitir colaboradores.

Na administração e área de Recursos Humanos é muito comum a utilização de termos em inglês, gerando muitas vezes dificuldade ou confusão para compreensão de alguns processos simples. Para muitas pessoas e empresas, esse formato de trabalho ainda é pouco conhecido, por isso queremos apresentá-los para vocês!

Mas, afinal, o que significam esses dois conceitos? Qual é a diferença entre eles? E quais benefícios trazem para a empresa e para o profissional?

### O que é outplacement?

O outplacement é muito utilizado dentro das organizações, principalmente na área de recursos humanos. Essa terminologia está relacionada ao procedimento da empresa em prestar uma assistência a um funcionário que foi demitido. Dessa forma, a organização vai prepará-lo para sua reinserção no mercado de modo que consiga um novo trabalho com mais rapidez. Com isso, a empresa blinda sua imagem institucional contra comentários negativos pela demissão.

– Construir ou reestruturar o currículo de maneira atraente e objetiva;
– Analisar a rede de contatos do colaborador e selecionar os nomes que poderiam beneficiá-lo na sua recolocação;
– Realizar testes de identificação de habilidades a serem desenvolvidas ou melhoradas;
– Participar de palestras sobre carreira e mercado de trabalho;
– Ter um atendimento psicológico para ajudá-lo a superar esta fase de transição;
– Estudar a carreira definindo nova área de atuação, abertura de um negócio, entre outros;
– Buscar empresas que combinem com o seu perfil profissional e que possam admiti-lo em sua equipe de funcionários.

### O que é replacement?

Replacement, também conhecido como transição de carreira, é um serviço contratado pelo funcionário ou para lhe ajudar a ser recolocado no mercado após a perda ou saída de um emprego. Diferentemente do outplacement, que geralmente é pago pelo empregador e, portanto, não tem custo para um funcionário que está saindo, no caso do replacement, quem paga é o indivíduo que foi desligado ou pediu demissão da empresa.

– Estruturação do currículo do profissional;
– Carta de apresentação;
– Adequação do perfil no Linkedin;
– Treinamento para entrevistas;
– Mapeamento do perfil profissional;
– Dicas de imagem e maneiras de procurar um novo emprego.

### Quais são os métodos utilizados e os benefícios para a empresa?

Algumas empresas têm dificuldades em lidar com o processo de demissão de um funcionário. Afinal, o trabalhador pode se sentir injustiçado com o seu desligamento, pois dedicou todo seu tempo e esforço ao longo de muitos anos, ou seja, literalmente “vestiu a camisa” da empresa. A situação se tornaria complicada se essa má impressão fizesse o ex-funcionário falar mal da instituição para outros trabalhadores, o que poderia afetar a marca empregadora da organização.

Quando a companhia contrata os serviços de outplacement, ela reverte esse fato. Apesar de demitido, o ex-colaborador sente-se cuidado e respeitado pela instituição. Com nosso serviço de Transição de Carreira e Outplacement, oferecemos soluções inteligentes para te apoiar em momentos importantes da sua vida profissional.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress