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Entenda porque assimilar feedback pode ser crucial para o seu sucesso!



Corriqueiramente, recebemos feedbacks de diferentes pessoas em ambientes diversos, em contexto formal ou informal. A grande maioria dos conselhos que recebemos passa despercebido, sem darmos a devida importância, e alguns deles retornam em forma de dor de cabeça, quando nos arrependemos de não tê-los absorvido.


O feedback serve como uma avaliação, que pode ser de um único indivíduo, de um grupo de pessoas ou de uma empresa, por exemplo.


Ele é muito utilizado no ambiente de trabalho, justamente por permitir uma análise de como estão sendo realizadas as atividades.


É comum um gestor dar feedback para o funcionário sobre o que tem achado do trabalho dele.


Da mesma forma, o funcionário pode compartilhar a sua perspectiva sobre o gestor.

Um bom feedback é uma troca respeitosa e produtiva.


Mas, afinal, qual a importância disso?


O feedback ajuda as pessoas a identificarem se estão no caminho certo.


Quando um funcionário recebe um feedback sobre seu trabalho, ele pode ter consciência de onde está acertando e do que é preciso melhorar.


Assim também acontece com as empresas que recebem feedback, seja ele dos empregados, parceiros, clientes ou outros públicos de relacionamento.



O que fazer para não estragar um feedback importante?


  • Promova a autorreflexão

Ao invés de simplesmente rejeitar um feedback, faça a si mesmo a seguinte pergunta “Daquilo que me foi dito, o que pode alavancar o meu desempenho? Como posso trazer o conselho à prática?”. Desse modo, você deixará de colocar a emoção à frente da razão.


  • Dê um passo atrás

Quando nos deparamos com comentários negativos, especialmente quando não os esperamos, tendemos a ser reativos. Sendo assim, para não ser reativo, tente não responder as críticas imediatamente. Peça mais detalhes e depois processe aquilo com que você concorda, com o que discorda e com o que você ainda não consegue se posicionar por ainda precisar de tempo para processar o feedback.


  • Dê o sinal verde

Além de dar um passo atrás, você deve comunicar ao interlocutor que ele tem carta branca para falar aquilo que pensa. Quase tão ruim quanto não absorver um feedback valioso é deixar de recebê-lo. Esse é um erro que frequentemente cometemos por medo de ouvir o que não queremos.


  • Mostre interesse

Para que feedbacks importantes continuem sendo dados, você deve manifestar interesse em continuar a recebê-los. Se possível, pré-determine prazos para acompanhamento e não deixe de remarcar encontros que sejam cancelados. Essa dica é especialmente útil para receber conselhos de mentores ou indivíduos com potencial para sê-los.


  • Não fique cego com os comentários positivos

Quando você recebe um elogio, é normal ficar feliz e esse é um momento que deve ser comemorado! Entretanto, lembre-se: você precisa validar os comentários positivos que recebe e trabalhar imediatamente em cima dos negativos.


Sendo assim, se você recebeu, por exemplo, um elogio sobre a sua atuação na área de Operações, busque analisar através de indicadores como as suas ações trouxeram melhorias. Se elas não trouxeram, você já sabe que foi um elogio pontual sem muito embasamento. Se as ações tiveram resultado, procure entender se o resultado poderia ser ainda melhor e o que deu certo para tomar como base para novas atitudes.


  • Maximize a retenção

Como recorrentemente recebemos um feedback denso ou uma série de comentários ao mesmo tempo, corremos o risco de perder informação. Por isso, uma dica simples ou efetiva é armazenar as informações recém coletadas em um caderno ou aplicativo de celular.


Um feedback é mais do que apenas palavras


Esteja alerta para sinais de comunicação não-verbais, pois a linguagem corporal do interlocutor diz muito sobre a postura dele no momento e a característica pessoal dele.


Então, se você nota sinais de timidez em um indivíduo, pode ser interessante estimulá-lo a falar. Por outro lado, se um indivíduo adota postura prepotente e autoritária, você deve ficar atento à possibilidade de receber um feedback vago, com único objetivo de criticá-lo.

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