As 10 principais perguntas e melhores respostas da entrevista de emprego



Na entrevista de emprego existem perguntas e respostas de diferentes tipos. Por um lado, é preciso saber responder às perguntas mais frequentes e mais difíceis da entrevista de emprego.


Você está pronto para arrasar na sua próxima entrevista de emprego? Uma das partes mais importantes da preparação da entrevista é estar pronto para responder de forma eficaz às perguntas que os empregadores normalmente fazem.


Como essas perguntas da entrevista são tão comuns, os gerentes de contratação esperam que você seja capaz de respondê-las sem problemas e sem hesitação.


Descubra aqui as 10 principais perguntas e as melhores dicas de como responder de forma exemplar.



1. Conte-me sobre você.


Esta é uma das primeiras perguntas que provavelmente serão feitas. Esteja preparado para falar sobre você e por que você é o candidato ideal para o cargo. O entrevistador quer saber por que você se encaixa perfeitamente no trabalho .


Tente responder a perguntas sobre si mesmo sem dar muita ou pouca informação pessoal. Você pode começar compartilhando alguns de seus interesses e experiências pessoais que não se relacionam diretamente ao trabalho, como um hobby favorito ou um breve relato de onde você cresceu, sua educação e o que o motiva.


Você pode até compartilhar alguns fatos divertidos e mostrar sua personalidade para tornar a entrevista um pouco mais interessante.


2. Por que você é a melhor pessoa para o trabalho?


Você é o melhor candidato para o trabalho? O gerente de contratação quer saber se você possui todas as qualificações necessárias. Esteja preparado para explicar por que você é o candidato que deve ser contratado.


Faça da sua resposta um discurso de vendas confiante, conciso e focado que explique o que você tem a oferecer e por que você deve conseguir o emprego. Este é um bom momento para revisar as qualificações e os requisitos na lista de empregos, para que você possa criar uma resposta alinhada com o que o entrevistador está procurando.



3. Por que você quer esse emprego?


Por que você é um bom ajuste para a posição? O que você faria se fosse contratado? Esta pergunta da entrevista oferece a oportunidade de mostrar ao entrevistador o que você sabe sobre o trabalho e a empresa, portanto, reserve um tempo antes para pesquisar minuciosamente a empresa , seus produtos, serviços, cultura e missão.


Seja específico sobre o que o torna adequado para essa função e mencione os aspectos da empresa e da posição que mais lhe agradam.



4. Como sua experiência o preparou para essa função?


Os gerentes de contratação usam essa pergunta para saber como sua experiência de trabalho anterior e formação educacional se encaixam no trabalho. Para se preparar para responder, faça uma lista das qualificações mais relevantes que você possui e combine-as com os requisitos listados na descrição do trabalho.


É importante explicar como sua experiência ajudará o empregador se você for contratado. Você pode usar o método de entrevista STAR para preparar exemplos para compartilhar com o entrevistador. Você não precisa memorizar suas respostas, mas esteja pronto para compartilhar o que realizou em suas funções anteriores.




5. Por que deixou o emprego anterior?


Esteja preparado com uma resposta a esta pergunta. É uma pergunta que procura avaliar um pouco da personalidade do candidato.


Você precisará dar uma resposta honesta e que reflita suas circunstâncias específicas, mas que a mantenha positiva. Mesmo se você desistir em circunstâncias desafiadoras, agora não é o melhor momento para compartilhar o que pode ser interpretado como muita informação com o entrevistador.


Quando perguntado sobre por que você está deixando sua posição atual, fique com os fatos, seja direto e concentre sua resposta no futuro, evite reclamar na hora de responder.



6. Qual é a sua maior força?


Quando lhe perguntam sobre seus maiores pontos fortes, é importante discutir os atributos que o qualificam para aquele trabalho específico e que o diferenciam de outros candidatos.


Ao responder a essa pergunta, lembre-se de “mostrar” em vez de “dizer”. Por exemplo, em vez de afirmar que você é um excelente solucionador de problemas, conte uma história que demonstre isso, de preferência com base em uma anedota de sua experiência profissional.



7. Qual é a sua maior fraqueza?


Outra pergunta típica que os entrevistadores farão é sobre suas fraquezas . Faça o possível para enquadrar suas respostas em aspectos positivos de suas habilidades e habilidades como funcionário, transformando aparentes “fraquezas” em pontos fortes.


Esta pergunta é uma oportunidade de mostrar ao gerente de contratação que você está bem qualificado para o trabalho. Além de saber se você tem as credenciais certas, o gerente de contratação quer saber se você pode enfrentar desafios e aprender novas tarefas.


Você pode compartilhar exemplos de habilidades que você melhorou, fornecendo exemplos específicos de como você reconheceu uma fraqueza e tomou medidas para corrigi-la.


8. Como você lida com o estresse e a pressão?


O que você faz quando as coisas não vão bem no trabalho? Como você lida com situações difíceis? O empregador quer saber como você lida com o estresse no local de trabalho.


A melhor maneira de responder a essa pergunta é compartilhar um exemplo de como você lidou com sucesso em um cargo anterior.


Evite alegar que você nunca, ou raramente, experimenta estresse. Em vez disso, formule sua resposta de uma maneira que reconheça o estresse no local de trabalho e explique como você o superou ou até mesmo o usou a seu favor.



9. Quais são suas expectativas salariais?


O que você está procurando em termos de salário? Perguntas sobre dinheiro são sempre difíceis de responder. Você não quer se vender a descoberto ou se precificar por uma oferta de emprego.


Faça sua pesquisa antes da reunião para estar preparado para nomear um salário (ou faixa salarial ) se for solicitado. Existem várias calculadoras de salário online gratuitas que podem fornecer uma faixa razoável com base no seu cargo, empregador, experiência, habilidades e localização.



10. Quais são as metas para o futuro?


Você é um funil de trabalho? Ou você planeja ficar com a empresa, pelo menos por um tempo? Para onde você imagina sua carreira? Seus planos para o futuro correspondem ao plano de carreira de alguém normalmente contratado para essa posição?


Mantenha sua resposta focada no trabalho e na empresa e reitere ao entrevistador que a posição está alinhada com seus objetivos de longo prazo.

90 visualizações0 comentário