Benefícios flexíveis na atração e retenção de talentos

Benefícios flexíveis na atração e retenção de talentos

O poder dos benefícios na retenção de talentos é, frequentemente, subestimado. Pesquisas de mercado apontam para uma tendência cada vez mais clara: planos de benefícios são um fator decisivo na escolha por permanecer em uma posição ou procurar um novo emprego.

Por esse motivo, grandes empresas do Brasil e do mundo passaram a investir em políticas de vantagens para seus funcionários, incluindo benefícios flexíveis em suas propostas de seleção.

Construir e manter uma cultura que beneficie a atração ou a permanência de talentos na companhia, pode se tornar um grande desafio já que o mercado de trabalho sofre grandes mudanças a cada dia. Confira como uma política de benefícios flexíveis pode ser uma verdadeira ferramenta para o crescimento da sua empresa.

Vantagens de usar os benefícios flexíveis para atrair e reter talentos

O formato flexível está se tornando uma tendência muito forte: já é uma prática bastante popular nos Estados Unidos, no Reino Unido e está em um estágio avançado em alguns países da América Latina e isso acaba exercendo uma forte influência no Brasil.

Contar com um programa de benefícios flexíveis atende melhor cada perfil de colaborador, já que existe uma variedade de estilos de vida e consequentemente as necessidades acabam sendo diferentes para cada pessoa. Para conciliar tudo isso, a solução é a implementação de um modelo dinâmico de gestão de benefícios, uma alternativa viável e flexível.

Os benefícios flexíveis têm ajudado na atração e retenção de talentos justamente porque conseguem preencher a necessidade de cada funcionário permitindo que os colaboradores selecionem pacotes mais adequados às suas realidades. Contando com uma política de vantagens mais agressiva, sua equipe de RH terá mais recursos para procurar perfis aderentes às vagas, facilitando todos os procedimentos envolvidos na contratação.

Clima organizacional

Quando os funcionários são bem-cuidados e seu bem-estar é colocado como um dos focos da empresa, o clima organizacional tende a melhorar. Segundo pesquisas de mercado, as empresas que possuem nota máxima no quesito benefícios contaram com uma redução de mais de 50% nos problemas e atritos entre os colaboradores.

Além disso, uma política de benefícios flexíveis que proporcione acesso facilitado a atendimento em saúde mental, por exemplo, pode ajudar os colaboradores a sentirem menos estresse, falta de ânimo, mau humor e ansiedade.

Engajamento e produtividade

Quando um colaborador entende que a empresa valoriza e reconhece o seu trabalho por meio do oferecimento dos benefícios flexíveis, isso gera um efeito positivo na sua percepção da empresa. Funciona assim: a empresa oferece benefícios flexíveis e os colaboradores ficam ainda mais satisfeitos em trabalhar no local. A partir disso, dão mais valor para a empresa e começam a se empenhar mais nas tarefas, ficando ainda mais engajados e produtivos.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress