Cansaço mental no trabalho: como evitar?

Cansaço mental no trabalho: como evitar?

Atualmente, vivemos em um ritmo bem acelerado de produção e interatividade. E, desde o ano passado, também estamos passando por um grande momento de tensão, reinvenção e cansaço mental, por causa da pandemia de Covid-19. Nesse sentido, a exaustão acontece quando nosso cérebro chega ao seu limite, desencadeando fadiga e esgotamento emocional. Também precisamos lembrar da ansiedade, uma condição que se tornou presente na vida da maioria das pessoas nos últimos tempos. Dessa forma, problemas como a Síndrome de Burnout, um distúrbio psíquico causado por uma grande tensão emocional, estão se tornando mais comuns.

Confira abaixo alguns sintomas que podem ser tratados preventivamente, e como a empresa pode ajudar o profissional.

Como reconhecer o cansaço mental ? O cansaço mental acontece através de um desregulamento no sistema nervoso que diminui a liberação de cortisol, causando o estresse, atrapalhando o funcionamento do cérebro e ocasionando problemas de memória e concentração. Através disso, surgem problemas emocionais e físicos que interferem na funcionalidade do nosso organismo e acaba causando mais nervosismo, refletindo na gente, em nossas relações e em projetos profissionais e pessoais. É a partir daí que o nosso corpo começa a apresentar sintomas mais fortes de que algo não está bem.

Os principais sintomas que uma pessoa que está passando por um alto nível de estresse pode apresentar são:
– Enxaqueca;
– Insônia ou distúrbios do sono;
– Letargia;
– Alterações abruptas de humor;
– Dores no corpo;
– Muita fadiga e predisposição à procrastinação;
– Perda do apetite e da libido.

Dependendo da situação, é possível também que a pessoa desenvolva um forte sentimento de angústia, dificultando a realização de tarefas rotineiras e desencadeando a depressão. Por isso, não devemos relaxar com o nosso bem estar. O modo de vida que estamos levando, por vezes, nos abstrai de cuidados simples que podem ser realizados diariamente. É preciso estar atento e forte.

Como identificar o cansaço mental no trabalho? Para identificar se você está sofrendo de cansaço mental no trabalho, vale a pena observar quantos dos sintomas acima você está sentindo. Se você apenas tem dores de cabeça, talvez o problema não seja exatamente esse. Da mesma forma, se você só tem dificuldades para dormir, o problema pode ser outro. Por outro lado, se você percebe que vários desses sinais vêm ocorrendo ao mesmo tempo e de forma persistente, esse é um alerta de que o cansaço mental no trabalho possa estar comprometendo a sua saúde.

5 dicas para combater o cansaço mental
Estresse, tensão e excesso de responsabilidades normalmente são os grandes causadores do cansaço mental no trabalho. Conseguir evitar tudo isso, no entanto, é pouco provável para quem está trabalhando e tem de lidar com todas as pressões do dia a dia. A boa notícia é que existem algumas formas de desviar o foco desses problemas para aliviar sua mente e resgatar seu bem estar e sua qualidade de vida. Confira.

– Respeite os limites do corpo e da mente, fazendo algumas pausas ao longo do dia. Pare para um café, uma caminhada ou conversa entre amigos.
– Dormir bem é fundamental. Para isso é preciso criar uma rotina antes de dormir, como tomar banho, um chá, ler um livro ou ficar longe das telas do celular.
– Praticar alguma atividade física aumenta os níveis de energia, traz disposição e bem-estar.
– É preciso ter limites no trabalho, seja na empresa ou no sistema home office. Estabelecer uma carga horária diária, sem levar trabalho extra para casa é fundamental.
– Caso não consiga sozinho resolver o cansaço mental, procure ajuda profissional, como um psicólogo ou terapeuta. Sem sair de casa é possível ter tratamento de qualidade com ajuda da telemedicina.

Ações que a empresa pode adotar para evitar problemas de saúde mental
Para muitas pessoas, o ambiente de trabalho é torturante, com muitas cobranças, pressão e líderes pouco compreensíveis e autocráticos, gerando péssimas relações profissionais, que, além de comprometerem o desenvolvimento da equipe, podem gerar situações desagradáveis. Problemas, como dúvidas na função, má gestão, comunicação ruim e assédio psicológico e sexual em ambientes insalubres, são alguns exemplos encontrados no meio empresarial que se acumulam favorecendo a perda de equilíbrio da pessoa, acarretando grandes problemas de saúde e profissionais.

Uma excelente alternativa para prevenir esses problemas é promover programas e palestras que tratem da medicina preventiva sobre a saúde mental e envolver todos os colaboradores, apresentando novos conceitos, como o do biofeedback. Esse tema deve ser apresentado com frequência para estimular a participação de todos. É um assunto a ser tratado rotineiramente para evitar que os profissionais se isolem e alimentem uma dor silenciosa. É importante abordar determinados assuntos, como a relevância de uma alimentação saudável, o evitamento do consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou de cigarro, e o incentivo à prática de atividades físicas e reeducação alimentar.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress