Como atrair a atenção de recrutadores no Linkedin





Quase todas as indústrias utilizam o LinkedIn para encontrar e pesquisar candidatos, e mais de 90% dos recrutadores utilizam ativamente a rede, de acordo com dados da Sociedade de Gestão de Recursos Humanos.

Portanto, seu perfil não pode ser apenas uma agenda de contatos profissionais. Ele deve ser um registro vivo da sua vida profissional.

Lembre-se, as pessoas precisam ser informadas sobre quem você é e o que você faz! Esta é a sua reputação online. Assuma o controle dela.

Veja abaixo algumas dicas para quem quer destacar o perfil aos olhos de recrutadores.


1. Saiba o que incluir (e o que deixar de fora)


Existem algumas regras básicas que todos devemos buscar aplicar. Os usuários que listam sua formação aparecem em pesquisas até 17 vezes mais frequentemente do que aqueles que não.


A localização é outro detalhe importante: preencher este campo com onde você quer trabalhar irá fazer você aparecer em até 23 vezes mais buscas.

Uma foto de perfil com aparência profissional é outra questão obrigatória. Os perfis com foto possuem até 21 vezes mais visualizações e até 36 vezes mais mensagens.

Aproveite o campo de resumo para aquele "elevator pitch" pessoal. Procure utilizar ao menos 40 palavras. Escolha palavras chaves que estejam relacionadas a sua área de atuação para aumentar as chances de ser encontrado. Destaque suas habilidades, motivação e interesses para que o recrutador possa conhecê-lo melhor.

Seu título do LinkedIn também merece atenção. Se você está procurando ativamente uma nova posição, pense em como você pode usar esse espaço para chamar a atenção de um recrutador. Aproveite o limite de 300 caracteres para incluir variações possíveis de pesquisa.

Por exemplo: se atua na área contábil poderia colocar "Gestor de contabilidade | Planejamento contábil | CRC"


2. É uma rede social. Então seja social


O LinkedIn pode ser uma poderosa ferramenta de relacionamento.

Em vez de apenas salvar as conexões que conheceu ao longo de sua vida profissional, envolva ativamente os contatos, curtindo, compartilhando e comentando suas atividades. Conecte-se com pessoas com os mesmos interesses que o seu. Mas certifique-se de enviar uma mensagem personalizada em seu convite. Algo como: "Oi João, tudo bem? Adorei seu post sobre vendas B2B. Também atuo na área e adoraria me conectar com você. Abs!"


3. Tenha voz


Seu perfil do LinkedIn é uma chance de adicionar alguma personalidade a sua história profissional, então não cometa o erro de copiar o seu currículo.

Os melhores perfis geralmente são escritos em primeira pessoa, mas outros estilos também podem funcionar. Se você atuar em vendas ou marketing, a segunda pessoa ("Se você quiser saber como podemos afetar a mudança, visite o site da minha marca"), pode ajudar a engajar clientes potenciais. E os profissionais de nível executivo, ou qualquer pessoa com uma longa lista de realizações, podem se sentir mais à vontade para escrev