Como atrair os melhores talentos para sua empresa?



A forma de recrutar pessoas mudou. Quando o assunto é talentos, é preciso fazer algo mais. As velhas táticas de simplesmente divulgar as vagas em sites e jornais e esperar os candidatos aparecerem já não funcionam mais.


Os talentos são as pessoas que realizam as atividades, interagem com clientes, transformam insumos em produtos e criam novas possibilidades de negócio. É fundamental fazer com que a contratação, o desenvolvimento e a retenção de bons profissionais sejam feitos da melhor forma.


Essas pessoas são os colaboradores que podem contribuir decisivamente para que a empresa atinja outro patamar. Dessa forma, é necessário estar atento e criar meios para que demonstrem alto potencial e capacidade de resolução de problemas, além de ter interesse em trabalhar no seu negócio.




Qual é a importância de atrair talentos para a empresa?


O funcionamento de um empreendimento só se realiza por meio da força de trabalho, do empenho e do capital intelectual de seus colaboradores. Ou seja, tanto o sucesso quanto o fracasso organizacional vai depender diretamente do engajamento e da qualidade dos seus talentos.


Atrair talentos e poder geri-los faz parte da estratégia do setor de Recursos Humanos das empresas que desejam contar com um time formado por profissionais mais motivados e engajados.



Quais as melhores estratégias para atrair e reter talentos?


Ter estratégias para atrair talentos é fundamental para o sucesso com os colaboradores, mas ainda vale levar em consideração alguns pontos cruciais para atrair e reter talentos.


Invista em treinamentos

Incentivar a capacitação dos colaboradores e valorizar o conhecimento é uma das formas mais eficientes de engajar o profissional. Ele vai se sentir muito mais motivado a melhorar seu repertório profissional e técnico e a buscar novos desafios. Esse é um investimento imprescindível que sua empresa pode fazer pensando na retenção de talentos.


Escute os seus colaboradores

Faça reuniões de feedback e escute atentamente às demandas da sua equipe. Busque entender o que a organização pode fazer para tornar o trabalho deles mais agradável. Analise cada sugestão com atenção e verifique a viabilidade da implementação de mudanças na rotina da sua empresa.


Com isso, você é capaz de realizar mudanças alinhadas às necessidades dos funcionários e, além disso, mostrar que se importa e valoriza a opinião do seu time. Isso aumenta o engajamento e motivação dos colaboradores e a satisfação com a organização como um todo.


Ofereça oportunidades

Crie um diferencial enquanto marca empregadora para sua equipe, oferecendo oportunidades únicas de troca de conhecimento e experiências para seus colaboradores.


Você pode investir em programas de intercâmbio internacional, projetos inovadores e desafios de carreira que vão proporcionar diversos benefícios pessoais e profissionais para a sua equipe.


Invista na comunicação interna

Só se consegue desenvolver um plano de retenção de talentos produtivo quando existe diálogo interno. Quando a companhia se comunica claramente com o seu time, todos os pontos se tornam mais alinhados e os colaboradores conseguem desenvolver suas tarefas com uma qualidade bem maior, além, é claro, de melhorar o clima empresarial.


Essa estratégia precisa ser colocada em prática por toda a equipe, principalmente pelos gestores e pela diretoria da empresa. Os líderes precisam entender urgentemente a importância da comunicação adequada com os colaboradores. Assim, é possível estimular um diálogo aberto entre todos.


Dê mais autonomia

Procure desenvolver um ambiente e uma cultura organizacional em que os funcionários possam desenvolver as suas habilidades. É preciso, ainda, oferecer uma autonomia progressiva, possibilitando que cada colaborador tenha responsabilidades, além da oportunidade de ver o seu trabalho como algo relevante.


É um exercício de total confiança, no entanto, apresenta um impacto muito positivo. Ao perceber a sua importância para a empresa, o funcionário se sente reconhecido, valorizado e motivado a se esforçar por resultados satisfatórios.


Invista na qualidade de vida dos seus colaboradores

Muito se fala em qualidade de vida hoje em dia, um conceito bem amplo, que abrange diversos fatores. Na área empresarial, cabe aos gestores encontrar maneiras de permitir que os profissionais se sintam satisfeitos e que reconheçam que a companhia os ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, e não o contrário.


Sendo assim, é importante pensar em aspectos como espaço para ginástica laboral, para amamentação, possibilidade de home office, horário flexível e demais possibilidades que mostrem uma preocupação constante da empresa com a satisfação de cada colaborador.


Invista na sua marca empregadora

Uma das melhores formas de atrair e reter talentos é investir na marca empregadora da sua empresa. Isso significa que você pode criar estratégias e planos de ação para fortalecer a cultura e valores da companhia diante dos colaboradores — o que é chamado de endomarketing. Para isso, invista na comunicação interna e dissemine a cultura da organização.


Valorize também as oportunidades que você oferece aos seus colaboradores, assim como o ambiente da sua empresa.


Dessa forma, você desperta nos profissionais mais talentosos do mercado o desejo de trabalhar para a sua companhia. Além disso, aumenta a satisfação e orgulho dos seus próprios colaboradores em fazer parte do seu negócio!


Crie um plano de carreira

Investir no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores é uma ótima forma de atrair e reter talentos. Comece criando um plano de carreira alinhado às necessidades individuais de cada membro do seu time, assim como as demandas da sua empresa para a melhoria da qualidade do trabalho entregue.


A partir daí, invista em um plano de educação corporativa que inclua treinamentos e capacitações para o desenvolvimento pessoal da sua equipe. Essa ação, além de fortalecer o seu time, aumenta a satisfação e engajamento dos seus colaboradores e desperta o interesse dos talentos do mercado.


Estabeleça uma relação de confiança

A confiança é uma troca. Isso significa que você deve confiar na sua equipe para que ela confie no seu trabalho e na sua empresa como um todo. Portanto, dê responsabilidades desafiadoras aos seus colaboradores e confie no potencial deles para realizar o trabalho.


Além disso, esteja sempre aberto para dar e receber feedback de forma a sempre visar o desenvolvimento e melhoria da equipe. Dessa forma, você cria uma relação de confiança com os seus colaboradores, o que torna o ambiente da sua empresa mais agradável e motivador.


Crie um ambiente de trabalho favorável

Um bom ambiente de trabalho é indispensável para uma empresa que deseja atrair e reter talentos. Podemos citar as questões mais práticas, como iluminação e a manutenção de uma temperatura agradável, um mobiliário correto para que as atividades sejam realizadas, afinal, uma ótima cadeira vai influenciar positivamente na rotina e na produtividade dos colaboradores. Proporcione aos profissionais um ambiente que tenha leveza, boa energia e relacionamentos saudáveis. Os bons resultados serão consequência!


Cabe ao gestor oferecer as melhores condições de trabalho para os colaboradores, investindo no espaço físico e na satisfação de cada um. Uma boa ideia é desenvolver programas que incentivem a interação entre os times, como comemorações de aniversário, grupos de corrida e happy hours, por exemplo.


Crie uma cultura de feedback

É imprescindível que a empresa institua uma cultura de feedback para o seu bom andamento. Cabe ao gestor orientar os seus profissionais, mostrando a eles o que está funcionando bem e o que deve ser aprimorado para que a empresa e o próprio colaborador possam continuar inovando e crescendo.


É importante dar feedbacks para o time e dedicar um tempo do dia para conversar com cada funcionário. O retorno precisa ser feito com total profissionalismo e de modo que se transforme em um elemento de motivação.


Desenvolva uma cultura inspiradora

Em termos de recrutamento dos melhores talentos, a cultura organizacional é um dos principais fatores de atração. As pessoas estão cada vez mais buscando o alinhamento por propósito e não apenas por um bom salário. Querem se identificar com os valores promovidos pela organização e com a sua atuação em geral, não apenas com os produtos e serviços oferecidos.


Para isso, é preciso desenvolver líderes transparentes e inspiradores, reconhecer os méritos dos funcionários de maneira justa e honesta e incentivar práticas colaborativas, a criatividade e a inovação.


Além disso, se você deseja atrair talentos para sua empresa, é muito importante contar com a tecnologia como aliada. Hoje, existem soluções que descomplicam as atividades burocráticas e liberam os profissionais de RH para que se dediquem diretamente às estratégias de recrutamento. Também há ferramentas que ajudam no processo, facilitando a comunicação e tornando-o mais eficiente.


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