Como Conduzir Uma Entrevista Informativa Eficaz



Uma boa estratégia que pode gerar entrevistas com suas empresas-alvo é conversar com mais pessoas que estão “por dentro”.


A entrevista informativa é uma maneira eficaz de construir sua rede e coletar informações para avançar em sua carreira. Entrevistas informativas podem realmente ser bastante divertidas e úteis. Reunir-se para tomar um café, ou visitar brevemente o escritório de alguém, tira a pressão de ambas as partes. Ninguém está dizendo: “Por favor, me dê um emprego!” E ninguém está fazendo uma oferta. É apenas um bate-papo que pode gerar boas experiências profissionais.


Isso mesmo, não se trata de pedir um emprego!


Não imediatamente, pelo menos.


Como candidato a emprego, você deve esperar que algumas perguntas sejam respondidas relevantes para o setor em que está, a empresa em que o entrevistador trabalha e os concorrentes da empresa.


Você deve perguntar sobre boas maneiras de fazer networking em campo. Obter nomes de outros profissionais para contatar outras entrevistas informativas é uma ótima estratégia.


Dicas para fazê-lo:


1. Faça uma lista de pessoas que você gostaria de conhecer

Faça uma lista detalhada de pessoas com quem você gostaria de conversar sobre o próximo passo em sua carreira. Pessoas que o orientaram no passado, pessoas que você admira em seu campo e pessoas em suas empresas-alvo são ótimas pessoas para conhecer.


Qualquer pessoa que possa ajudá-lo, ou conheça alguém que possa ajudar, deve entrar na sua lista.


2. Encontre-os no LinkedIn

Procure suas empresas-alvo no LinkedIn e veja quem trabalha lá. Você pode encontrar suas informações de contato facilmente em seu perfil do LinkedIn . Se eles não tiverem um perfil, pesquise no Google para obter seu número de telefone ou endereço de e-mail.


3. Ligue para eles ou envie uma mensagem

As mensagens telefônicas geralmente não são retornadas e as caixas de entrada costumam estar cheias para muitos profissionais. Seja persistente, tente várias vias de comunicação ou passe pelo assistente de um contato (mas não o assedie). Deixe claro que você quer apenas uma breve reunião para discutir um conjunto específico de perguntas sobre seu trabalho, empresa e setor, e que você não está perguntando sobre uma oportunidade de emprego.


4. Reúna-se com vários contatos a cada semana

Comprometa-se a realizar 2-3 entrevistas informativas de forma consistente. Atenha-se à quantidade de tempo que você mencionou ao marcar a reunião e não vá além disso, não importa o quão tentado você possa estar! Você sempre pode marcar outra reunião ou usar perguntas adicionais como motivo para manter contato e construir o relacionamento.


5. Traga seu currículo (apenas no caso )

Não o ofereça. Mas, se eles pedirem, você estará preparado. Além disso, se o assunto surgir na conversa, você pode pedir conselhos sobre como aprimorá-lo. Existem aulas que você deve fazer? Organizações que você pode participar? Obtenha o feedback deles sobre o que pode torná-lo um candidato mais forte.


6. Faça perguntas relevantes sobre o setor, empresa ou cargo

  • Como você se interessou por essa área?

  • O que o trouxe a esta empresa?

  • Como é um dia típico na sua posição/departamento?

  • Quanto tempo você gasta fazendo ______ por dia?

  • Que tipos de problemas você resolve em sua posição?

  • O que você pode me dizer sobre a cultura corporativa?

  • Quais são os maiores desafios que a empresa enfrenta agora e no futuro?

  • Que habilidades e qualidades tornam alguém bem-sucedido neste campo?


7. Obtenha mais conexões antes que a reunião seja concluída

Pergunte quem eles conhecem que pode ser uma boa pessoa para você falar. Obtenha suas informações de contato. Pergunte se não há problema em informar à nova conexão quem o encaminhou.


8. Envie uma mensagem de agradecimento

Faça isso dentro de 24 horas no formato de sua escolha. O e-mail é conveniente e verde. Você pode ser percebido como um especialista em tecnologia. Ou, você pode ser visto como impessoal. Uma nota manuscrita é percebida como mais pessoal por alguns. Ou, por outro lado, arcaico. Está em debate e depende do seu setor. Basta escolher um e agradecer rapidamente.


9. Mantenha contato

Conecte-se no LinkedIn e envie mensagens ocasionais atualizando o contato sobre seu progresso. Se você encontrar algum artigo que possa ajudá-los, repasse-os. Monitore a empresa e seu contato usando o Google Alerts. Quando você descobrir que eles receberam uma promoção ou falaram em uma conferência, envie um e-mail de felicitações. Manter contato ajudará o relacionamento a crescer.


Eventualmente, as entrevistas informativas que você conduzir serão recompensadas. Vai se espalhar a notícia de que você está procurando uma nova posição. As pessoas vão se lembrar de sua personalidade e respeito. Os relacionamentos que você está cultivando resultarão em uma rede que o manterá em mente para quando a empresa estiver pronta para contratar.


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