Como mudar de carreira depois dos 30 : 5 dicas práticas para fazer uma transição

Como mudar de carreira depois dos 30 : 5 dicas práticas para fazer uma transição

De acordo com uma pesquisa realizada em 21 estados brasileiros, 90% das pessoas estão infelizes no trabalho. Mas a verdade é que muitas pessoas sentem receio de mudar de carreira depois dos 30. Investir na transição de carreira depois dos 30 anos vem se tornando uma prática cada vez mais comum entre aqueles que buscam a realização de um sonho ou um recomeço no mercado de trabalho, seja por escassez de oportunidades, a extinção de um cargo ou até o fim de uma carreira.

Com base nesse cenário, é importante analisar como está a carreira do profissional brasileiro e o estado de felicidade e realização, ou melhor, insatisfação. Se você está insatisfeito e busca uma transição, confira abaixo 5 dicas que podem ajudar nesse processo.

1. Analise o mercado que deseja trabalhar
Pesquise sobre a área em que deseja atuar, trocando informações com colegas e pessoas com experiência, para entender se de fato o mercado escolhido é do jeito que imagina, se as funções estão de acordo com o que procura e atendem seu propósito.

2. Esteja aberto a mudanças
Desenvolva a capacidade de gostar do desconhecido e de se adaptar ao novo ambiente corporativo, regras, procedimentos e mercados diferentes do que está habituado.

3. Prepare-se financeiramente
A mudança pode demorar. Então guarde uma reserva em dinheiro para investir na formação e conseguir se sustentar enquanto não aparece uma oportunidade de trabalho na área escolhida.

4. Destaque seus pontos fortes
Para compensar a falta de experiência, destaque no currículo e entrevistas as suas qualidades e características que possam ser valorizadas pelas empresas, como resiliência, capacidade de trabalhar em equipe, disciplina, liderança, paixão por resultados e habilidade em atendimento ao público.

5. Invista na capacitação
A pessoa não precisa ficar presa a uma profissão a vida toda, mas a formação deve ser contínua. Estude sempre para se atualizar, adquirir habilidades e conhecimentos que ajudem a aperfeiçoar seu trabalho.

Por mais que possa parecer complexa e, em alguns casos, até dramática, não se desespere: com um planejamento cuidadoso, paciência, foco e força de vontade você seguramente atingirá seus objetivos na transição profissional. Siga as dicas acima, converse muito com pessoas da área e boa sorte!

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress