Como se sair bem na entrevista de emprego online?



O processo de recrutamento online foi uma ferramenta que se popularizou nos últimos meses, devido às medidas de distanciamento adotadas pelas empresas. E o recurso deve permanecer mesmo com o fim da pandemia, pois o formato de entrevista permite uma conversa entre o recrutador e o candidato, sem deslocamento, grandes bloqueio de agenda, além de possibilitar a participação de pessoas que vivem longe da empresa.


Embora seja uma prática que se tornou comum e que aparentemente seja mais simples, realizar uma boa entrevista de emprego online exige alguns cuidados. Confira a seguir 5 dicas que podem te ajudar a conquistar aquele tão sonhado emprego!


1. Verifique a conexão da internet antes da entrevista

Antes de realizar a entrevista, verifique como está o sinal da internet. Caso o sinal esteja ruim ou tenha oscilações, é importante tentar resolver o problema ou buscar outro lugar.


Caso você esteja na dúvida sobre o sinal, a dica é realizar uma chamada de vídeo com alguma pessoa para poder testar na prática se está tudo certo com a conexão. Nessa hora, vale checar se o microfone e a câmera também estão funcionando.

Se mesmo assim o sinal cair durante a entrevista, tente manter a calma e tente outra forma de contato para avisar o recrutador para que ele espere um pouco até o sinal voltar ou para que ele faça o reagendamento.



2. Escolha um local silencioso

Para realizar a entrevista online é importante escolher um lugar da casa que, além de boa conexão, seja silencioso ou com menos ruídos e barulhos externos que possam atrapalhar a conversa com o recrutador. Se você mora com outras pessoas, é importante avisá-los, para que eles não te interrompam durante a entrevista.


Além disso, vale apostar em um ambiente bem iluminado e com fundo neutro, como uma parede branca, por exemplo. Isso faz com que você se destaque mais na câmera, evitando sombras.


3. Coloque o celular no silencioso

Outra dica importante é manter-se focado apenas na entrevista, para isso, coloque o celular no modo silencioso para evitar os toques das chamadas e de notificações. No computador ou no notebook, deixe apenas a aba da chamada de vídeo aberta e feche todos os aplicativos, pois eles podem desviar a sua atenção.



4. Siga as regras que você costuma aplicar em entrevistas presenciais


As entrevistas virtuais devem ser realizadas com o mesmo comprometimento das presenciais, por isso, algumas regras podem e devem se manter neste momento. Evite atrasos. Como você não terá que se deslocar, seja pontual para demonstrar o seu respeito pelo tempo do recrutador e interesse pela vaga.


Antes da entrevista, pesquise sobre a empresa, o segmento e entenda quem são os principais concorrentes. Desta forma, o recrutador perceberá que além do interesse pela vaga, você também está de olho no mercado.


Invista em uma vestimenta adequada. Procure pensar em qual tipo de roupa você vestiria se a entrevista fosse presencial para usar durante a conversa no virtual.


5. Use uma conta profissional

Utilize uma conta profissional quando for acessar a chamada de vídeo da entrevista. É importante sempre verificar se o nome do usuário está correto para não correr o risco de logar com um perfil errado, o que pode causar uma má impressão para o recrutador antes mesmo de você se apresentar para ele.


33 visualizações0 comentário