Como transmitir informações a um executivo sênior

Como transmitir informações a um executivo sênior

Não faltam conselhos sobre como informar um líder sênior: seja breve, coloque a mensagem na frente e assim por diante. Mas você não pode subestimar a dinâmica interpessoal na sala quando está apresentando informações cruciais ao chefão. Confira algumas estratégias que podem te ajudar a se posicionar e ter uma boa visão perante à liderança.

Antes de entrar na sala

Identifique o “aceno crucial”. Em um momento crítico do briefing, o presidente se voltará para um consultor confiável e procurará uma expressão facial para afirmar o que você está dizendo. Você precisa dessa pessoa para acenar com a cabeça “sim”. É um gesto silencioso que dá conforto ao chefe; mostra que sua ideia é sólida e que todas as pessoas certas foram consultadas. Qualquer coisa que não seja um aceno de apoio convidará a perguntas de acompanhamento e semeará dúvidas na sala.

Pior ainda, um olhar de desconfiança ou um não endosso de um conselheiro-chefe pode significar a morte rápida do seu discurso.

Antes de apresentar sua ideia, descubra quem são os acenadores cruciais (podem ser várias pessoas e pode variar de acordo com o problema) e consulte-os com antecedência. Embora o executivo que você está informando possa não ter um aceno crucial, é provável que ele tenha pessoas cujas opiniões confiam mais do que outras. Você precisa do apoio deles – ou pelo menos uma sensação deles de que está enfrentando uma batalha difícil.

Conheça as pessoas que interagem mais com seu chefe. Se você passa muito tempo com o executivo sênior, então você deve conhecer as dicas não verbais que indicam coisas como “aprofundar esse ponto” ou “acelerar”. Caso contrário, procure pessoas que regularmente interajam com elas. Pergunte o que procurar para saber se o chefe está irritado e se há alguma maneira de determinar se é por causa de algo que você está dizendo ou se não está relacionado. Pergunte também a melhor forma de responder aos sinais negativos para tentar mudar o humor. A compreensão avançada da linguagem corporal do seu chefe o ajudará a manter a calma e a girar na direção certa durante o briefing.

Descubra como o chefe se envolve com o material. As pessoas variam na forma como reagem e absorvem informações. Os colegas que ganharam o respeito do líder foram os que escolheram suas batalhas com sabedoria. Eles foram com o “sim” onde puderam e rejeitaram criteriosamente quando contava mais, mostrando flexibilidade, mas também confiança em seus pontos de vista. Se você entrar com a consciência do estilo de engajamento de um líder, estará mais bem preparado para transmitir informações de forma eficaz e responder à reação.

Planeje gradações de sucesso e fracasso

Claro, você deve identificar o que precisa de uma reunião antes de entrar pela porta. Mas aqui está uma reviravolta: Não pense nisso em termos binários de sucesso e fracasso. Entre na reunião com seu “pergunte”, mas também com planos de contingência para vários cenários de sucesso e fracasso. Se a conversa estiver tendendo a “não”, você pode oferecer uma versão reduzida da sua proposta.

Da mesma forma, se sua ideia for bem-sucedida, tenha algumas ideias adicionais para complementos ou ofereça maneiras de acelerar o cronograma. Em resumo, pense em como você pode alcançar uma vitória limitada em vez de um fracasso completo, manter uma ideia viva para lutar outro dia ou, na melhor das hipóteses, ir maior e mais rápido na implementação.

Quando você estiver na sala

Leia a sala, não suas anotações. Quer o briefing seja presencial ou virtual, você precisa ler dicas e linguagem corporal. Você deve conhecer seu material bem a essa altura para não se atrapalhar com suas anotações; sua energia mental deve estar focada em ler a sala, procurar aberturas e cuidar de armadilhas.

Se houver um corolário para essa regra, é “tomar dicas, não anotações”. (Na verdade, quando possível, peça a outra pessoa que faça anotações para que você possa estar totalmente no momento). Mantenha o foco no laser em sua tarefa. Pressão de tempo, interesses concorrentes e circunstâncias imprevistas podem ameaçar retirá-lo da tarefa durante a reunião, mas não perca o foco. Sua pergunta é sua prioridade e por que você está lá, então dedique toda a sua energia mental à busca de oportunidades para avançá-la. Se a conversa sair do caminho, uma pergunta faz com que a reunião se discorde, ou alguém começa a reclamar sobre um tópico sobre animais de estimação, pré-planeje várias maneiras de redirecionar a conversa e obter o que você precisa.

É um talento raro ser obstinado, mas hábil ao mesmo tempo, e é claro, você não quer parecer um rígido ou um robô. Em um ambiente de trabalho acelerado, porém, as reuniões geralmente são interrompidas . Tente não se desviar ou levantar detalhes desnecessários para reduzir a chance de que o briefing seja interrompido antes que sua pergunta seja abordada.

Pratique a arte de ficar em silêncio. Você apresentou sua ideia ou fez sua pergunta. A discussão decolou e agora você precisa ser extremamente estratégico sobre e quando entrar em ação. O executivo está envolvendo outras pessoas na sala ou pensando em voz alta. Ao falar no momento errado, você corre o risco de descarrilar a linha de pensamento ou irritar seu chefe.

Não há necessidade de afirmar desnecessariamente algo dito ou mostrar seu conhecimento. Alternativamente, se a discussão for uma tendência contra você, dê o seu melhor tiro – ao invés de todos os tiros – para tentar colocar as coisas de volta nos trilhos. Muitas vezes, não falar na hora errada é tão importante quanto dizer a coisa certa na hora certa.

Não importa o quão bem você se prepare, circunstâncias além do seu controle, de uma crise não relacionada ao nível de estresse do chefe naquele dia, afetarão seu arremesso. Embora você não possa garantir o sucesso, focar na dinâmica interpessoal antes do tempo e melhorar sua consciência situacional uma vez na sala o tornará mais eficaz. Você estará em melhor posição para comunicar a mensagem certa sob pressão, seja informando o presidente do Brasil, um executivo da diretoria ou qualquer líder.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress