Como usar as redes sociais para divulgar seu currículo




A internet é um meio de comunicação muito democrático: qualquer pessoa pode criar seu espaço em blogs, redes sociais, serviços como YouTube para se manifestar. Mas essa riqueza de possibilidades exige cuidados. Alguns deles dizem respeito à sua intimidade.

Confira algumas dicas simples, mas importantes para a sua privacidade online.



Dados e compartilhamento do currículo


Não há necessidade de inserir o seu currículo nas redes, mas caso queira, não deixe mostrar o seu endereço completo e nem número de documentos (RG e CPF, por exemplo), dados que também não são necessários ao criar um CV. Tome cuidado para que essas informações importantes não sejam divulgadas.


Além dos dados pessoais, muitas pessoas estão inserindo o link de suas pastas que ficam na nuvem para que os recrutadores vejam o documento online, como um portfólio. Essa prática pode até parecer benéfica, mas compartilhar um espaço onde você também guarda dados de banco, documentos importantes e fotos pode ser bem perigoso. Certifique-se que está tudo em ordem com as permissões de acesso da sua conta!


Ao criar um CV na versão digital, salve em formato PDF para que ninguém possa alterar o seu documento. E se for linkar com algum perfil, que seja apenas profissional ou aqueles voltados para divulgar o seu trabalho.


Erros no documento e nas postagens


Tome cuidado também com os erros no documento, pois a ortografia é algo bem avaliado em um processo seletivo. Utilize ferramentas gratuitas do seu computador para verificar esses errinhos e postar algo bem escrito.


Já ao criar postagens nas redes, tenha alguns cuidados e boas práticas, como: seja comunicativo, não use linguagens ofensivas, não exponha opiniões que podem ser mal vistas, compartilhe e/ou crie conteúdos sobre sua área de interesse ou de interesse geral. Assim você sempre alimentará o seu perfil e se tornará destaque.


Um outro método eficaz de chamar a atenção em suas postagens é criar diferentes tipos de escrita. Em um post profissional, utilize algo mais sério ou sem exagero, faça uma comunicação informativa e que desperte a curiosidade dos leitores e a sensação de que você está sempre bem informado.


As redes são como um livro aberto


Seja verdadeiro em seu CV, pois há recrutadores que navegam nas redes em busca de suas experiências profissionais. Hoje, se algo é postado, se torna público e fácil de encontrar