Competências comportamentais,o que é e qual sua importância?









As competências comportamentais são compostas pelos seus pontos fortes e pontos a melhorar dentro do ambiente corporativo. É importante que conheça o seu perfil comportamental, pois permite que você evidencie e potencialize - tanto no CV quanto durante a entrevista - as suas aptidões, habilidades e qualidades. Além de apresentar também os seus pontos a melhorar para que os analise e posteriormente tornem-se pontos a seu favor.


Para a empresa é importante ter o seu perfil profissional completo em mãos, pois assim o recrutador analisa não só o seu lado técnico, mas também as suas competências comportamentais e se elas estão de acordo com o perfil desejado à vaga.

Por exemplo, existem oportunidades que é necessário que o candidato seja ou comunicativo, ou analítico ou que tenha traços de liderança para atuar em determinados cargos.


Desenvolver as competências comportamentais é essencial para atingir objetivos.

Afinal, são elas que estão por trás do perfil comportamental de cada um, influenciando as escolhas e a maneira como reagimos em diferentes condições.


Quando investimos em autoconhecimento, fica fácil perceber que nossos padrões de comportamento motivam as atitudes, exercendo controle sobre o curso da nossa vida.

Muitas vezes, o porquê de não completarmos uma tarefa necessária para conquistar um desejo ou sonho está nesses padrões.


Imagine, por exemplo, que você sempre sonhou em comprar um carro.

Desde criança, reparava no modo como seus pais dirigiam e se idealizava atrás do volante em uma estrada, viajando para um lugar paradisíaco.

Para isso, será útil comprar seu automóvel, certo?


Porém, os anos passam e você não consegue adquirir o carro, porque não possui automotivação suficiente para guardar dinheiro e dar entrada na compra do bem.

Ou porque não desenvolveu o atributo da organização e planejamento, necessário para traçar um plano que lhe permita comprar o automóvel.


Ou, ainda, por não ter coragem para ousar, tomando a decisão de priorizar esse sonho.

Todas essas razões têm raiz em competências comportamentais que, se melhoradas, vão ajudar a abrir caminho para que você concretize seu objetivo.