Competição x Colaboração: Qual a melhor estratégia?

Competição x Colaboração: Qual a melhor estratégia?

Crescer juntos e contribuir diretamente para o sucesso da empresa: esse é o objetivo e, muitas vezes, o sonho de líderes e gestores para suas equipes. No entanto, na prática, essa é uma realidade que não acontece exatamente dessa maneira. São muitos fatores – sejam externos ou internos – que influenciam nessa trajetória.

Empresários de todos os ramos diariamente deparam-se com a difícil tarefa de decidir entre estimular a colaboração ou despertar a competição no grupo. Em linhas gerais, a maior parte dos profissionais da área de gestão de pessoas segue a cartilha clássica de recomendar a colaboração. Ela sempre é bem-vinda e não tem contraindicações. Mas e quanto à competição? Será que há circunstâncias em que ela pode ser benéfica?

A importância da colaboração

Colaborar significa fazer a sua parte, de preferência ajudando também os colegas de equipe. A essência da colaboração consiste na compreensão da ideia de que os objetivos individuais jamais devem vir acima dos objetivos coletivos. Você já deve ter notado que a colaboração tem sido vista como fator chave para a melhoria contínua dentro das empresas. Isso por que o modelo mental está se transformando e, finalmente, percebemos que existe espaço para todos.

É importante destacar que trabalho em equipe não é o mesmo que colaboração. Colaboração é interagir com o trabalho do outro e permitir que os outros interajam com o seu. Diferente do trabalho em equipe, onde cada um faz a sua parte, a colaboração é uma construção coletiva.

A Importância da competição

Empresas com culturas competitivas atuam, tanto no mercado quanto no quadro interno, dentro do modelo de rivalidade. Basicamente, para um ganhar, alguém precisa perder. Geralmente, ela é vista como algo negativo, pois, se não houver regras e limites, pode estimular posturas agressivas e até mesmo desleais entre os competidores. No entanto, é possível, sim, que a competição seja útil.

Digamos que dois vendedores estejam em uma competição para saber quem faz mais vendas em uma semana. É fato que o contexto da competição os estimulará a dar o melhor de si, seja para vencer uma aposta, seja para ser promovido, ou algo do gênero. Só um será o vencedor, mas a empresa inteira será beneficiada, afinal de contas, os dois vendedores certamente exibirão desempenhos acima da média para alcançar o objetivo em questão.

Qual é o melhor caminho?

É importante destacar que trabalho em equipe não é o mesmo que colaboração. Colaboração é interagir com o trabalho do outro e permitir que os outros interajam com o seu. Diferente do trabalho em equipe, onde cada um faz a sua parte, a colaboração é uma construção coletiva.

Pode ser difícil de imaginar, mas a competição e colaboração não são excludentes. É possível integrar as duas coisas dentro de uma mesma empresa e dentro das equipes. Confira algumas estratégeas para uma competição saudável:

– Crie um ambiente confiável e seguro

Pesquisas apontam que empresas onde há uma culrura de dar pressão constante, incentivar a concorrência interna ou que espalham o medo de demissões, tem altos índices de rotatividade e produtividade menor que a média de empresas do mesmo porte. Dessa forma a empresa ganha mais em produtividade, comprometimento e engajamento a medida que as pessoas confiem umas nas outras, se sintam seguras no ambiente de trabalho.

– Defina regras e deixe-as bem claras

A competição pode até ser bacana entre os membros de uma equipe, mas é importante mantê-la dentro dos limites éticos e morais. Sendo assim, qualquer atitude feita para deliberadamente prejudicar um colega e, como consequência, a equipe inteira, deve ser punida. As regras da competição devem estar bem claras, de modo que ninguém aja sem transparência. A competição só é bacana quando cada um dá o melhor de si, o que não inclui recorrer a meios imorais, como causar dano ao outro.

– Abra espaço para o diálogo

Grandes problemas normamente começam com pequenas questões que pode não ter sido passado à liderança, por medo. É importante criar espaço para o diálogo, onde as pessoas se sintam a vontade para falar abertamente, e sintam que são ouvidas na solução de poblemas.

Uma questão de equilíbrio

Entre a competição e a colaboração, tudo depende da sua capacidade como líder de equilibrar as duas forças e de verificar se a sua equipe tem maturidade para participar de uma competição. A colaboração, como citamos, não tem contraindicações, pois deve sempre fazer parte da vida de qualquer empresa. Quanto à competição, ela até pode ser benéfica, desde que a sua equipe seja madura o suficiente para vivenciá-la com honestidade. Caso contrário, ela pode ser mais nociva do que benéfica. Portanto, avalie as circunstâncias e defina bem as regras do jogo.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress