Comunicação eficiente para aumentar a produtividade no trabalho




O modelo de mercado de trabalho mudou muito e os colaboradores também. As novas gerações se preocupam mais com os posicionamentos e atitudes das organizações, por isso, as empresas estão investindo mais em bem-estar para os funcionários.


Sentir-se bem com o trabalho provoca no colaborador a sensação de pertencimento e valorização, o que desencadeia diversos efeitos como o aumento da autoestima, da motivação e do engajamento. Entenda como a comunicação interna tem impacto na produtividade da sua empresa.



Os efeitos de uma boa comunicação no rendimento dos seus colaboradores


Analisar e planejar melhorias na maneira como os seus colaboradores se comunicam é algo essencial para garantir a produtividade da organização. Uma comunicação clara faz com que todos entendam o seu papel dentro da empresa – e este conhecimento reflete diretamente no desempenho dos seus colaboradores.


Colaboradores bem informados, que sabem o que acontece no local em que trabalham, desenvolvem as suas atividades com mais qualidade, agilidade e comprometimento. Já funcionários que não sabem qual é o seu papel na organização ou como estão as metas da empresa, apresentam menos tendência a buscar o melhor desempenho, não se sentem tão engajados à marca ou motivados com o trabalho que desenvolvem – e todos estes são elementos que surtem efeitos negativos na produtividade.


A melhoria da comunicação interna deve ser constante: forneça informações claras e precisas acerca de metas, divida conquistas e desafios com os seus colaboradores.


Como promover uma boa comunicação interna?


Como a comunicação interna tem um papel vital no sucesso do negócio, existe a necessidade crescente de melhorar os níveis de comunicação no dia a dia empresa. A seguir estão as principais dicas para te ajudar a desenvolver uma comunicação interna ainda mais eficaz:

Facilite o acesso à informação

Como falamos acima, transparência é importante no processo de comunicação nas empresas. Para engajar e estimular a produtividade, o funcionário deve conseguir chegar às informações que são relevantes a ele. Na prática, comunique mudanças, anuncie novidades e compartilhe de modo claro as informações não-sensíveis com o time, seja através dos gestores da empresa ou dos canais de comunicação oficiais.


Estabeleça cultura de feedback

Uma parte importante da comunicação nas empresas se baseia em saber dar retorno ao time. De forma individual mas também em grupo, cultive a cultura do feedback para sempre retornar ao time o que vem dando certo e o que precisa ser melhorado. Isso estabelece canais diretos de diálogo que só têm a fomentar o crescimento das partes envolvidas.


Use a tecnologia a seu favor

Quando se fala em comunicação interna, muitas empresas associam aos simples quadros de avisos e mensagens escritas espalhadas pelo espaço de trabalho. A verdade é que a comunicação não precisa e nem deve mais ser assim.

Tente sempre desenvolver canais que os colaboradores já estejam familiarizados e são utilizados no dia a dia. Aproveite inclusive os canais digitais que o seu time usa para tornar a comunicação mais dinâmica, ágil e até mesmo divertida.


Promova a interação cara a cara

Usar a tecnologia é imprescindível, mas o cara a cara também conta muito na comunicação interna. Faça com que seu ambiente de trabalho seja saudável e estimule conversas frente à frente, seja em reuniões, eventos e treinamentos ou no dia a dia, pelos corredores mesmo.


Garantir que o time interaja pessoalmente também é importante para evitar as interpretações erradas que a comunicação escrita pode causar, também passando um sentimento de conexão e empatia entre os colaboradores.

0 visualização0 comentário