Comunicação no ambiente de trabalho: Como se expressar melhor?







Saber se relacionar, expressar e comunicar são fatores essenciais para a construção de relações saudáveis e crescimento profissional. É só analisar a sua rotina: reunião de trabalho, convívio com a família, apresentação na faculdade, roda de amigos. O tempo todo estamos interagindo e nos comunicando, o que faz com que seja essencial saber se expressar.

Porém, a cada dia que passa, é crescente o número de pessoas que não sabem se expressar bem. E por que isso acontece?


Os motivos são os mais variados: reuniões são feitas por meio online, compras são efetuadas das nossas casas, ligações quase não são mais realizadas, ou seja, o dinamismo e agilidade das rotinas atuais fazem com que o ser humano não se expresse de forma efetiva.


Quando uma pessoa não sabe como se expressar bem, ela lida com uma série de fatores negativos como por exemplo, insegurança, por ter medo da reação do outro, mágoa, por acreditar que as outras pessoas a interpretaram de forma errada, conflito, por não concordar com opiniões contrárias, timidez, por achar que não deve expressar suas ideias e sentimentos, entre outras situações.


Seja nos relacionamentos ou no trabalho, ter boas habilidades de comunicação é essencial para transmitir uma mensagem eficiente e evitar problemas de compreensão. As pessoas têm dificuldade para entender o que você diz? Se sim, é provável que você precise melhorar sua expressão verbal.


Dicas de como se expressar bem


Conheça a seguir, alguns passos para você seguir e aprender a se expressar bem em qualquer ambiente, seja ele pessoal ou profissional:

  • Naturalidade

O primeiro passo é saber que para se expressar bem, você não precisa copiar a maneira de falar e se expressar de ninguém. Portanto, haja com naturalidade e não crie um personagem. Seja apenas você mesmo.


  • Humor

É preciso usar o humor adequado à cada situação. A maneira de se expressar em um churrasco com a família é diferente da maneira de se expressar em uma conversa com colegas de trabalho. Por isso, adeque as características a cada audiência para que assim, você consiga se expressar de forma adequada.

  • Intensidade

Para se expressar bem, é preciso que você fique atento à intensidade da sua voz. Nesse sentido, verifique o ambiente que você está e adeque o volume da sua voz. Se você está em uma reunião de trabalho por exemplo, e sua audiência pede constantemente para você repetir o que diz, ou se você está em uma mesa de bar e seus amigos pedem para você falar mais baixo, readéque a intensidade da sua voz.


Falar muito baixo pode parecer que você está inseguro e falar muito alto gera incômodos para quem o ouve. É preciso também, adequar a velocidade da sua voz. Falar muito rápido demanda maior atenção do interlocutor e falar muito devagar, pode tornar a conversa entediante.

  • Língua portuguesa

Expressar-se bem também diz respeito a pronunciar as palavras de forma correta. Portanto, é muito importante que você se concentre na mensagem transmitida, evite erros e diga as palavras, respeitando as regras gramaticais e garantindo assim, que você se expresse bem e de maneira correta.

  • Linguagem Corporal

Os seres humanos não se expressam apenas com a fala, o corpo também possui papel muito importante na comunicação. É preciso então, dar a devida atenção à sua linguagem corporal, pois o que a sua postura, sua voz, seus gestos e seu olhar dizem são vitais para que você se expresse adequadamente.

  • Assunto

As chances de você se expressar bem são maiores se você conhece sobre o assunto retratado na conversa. Quando isso ocorre, você se expressa com mais segurança, o que aumenta a sua credibilidade. Vai apresentar uma nova proposta à empresa em que você trabalha? Vai expor sua opinião sobre determinado assunto com um amigo? É importante conhecer o tema em questão para fazer colocações pertinentes e fazer com que as pessoas lhe interpretem adequadamente.

  • Introdução, desenvolvimento e conclusão

Expressar-se bem tem ligação também com coerência. Isso quer dizer que a sua fala precisa ter começo, através de uma introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão, para fazer sentido.

  • Interlocutor

Mesmo se você estiver conversando com uma pessoa desconhecida, busque, durante o diálogo, informações sobre o indivíduo em questão, isso auxilia na fluidez da conversa, na sua forma de se apresentar, na linguagem utilizada, entre outros aspectos.

  • Vocabulário

É fundamental que você desenvolva o seu vocabulário, para assim, se expressar de forma clara e objetiva. Veja bem, essa tarefa não diz respeito a falar palavras complexas, mas sim, adequadas ao diálogo e contexto em questão.

  • Linguagem

Para se expressar bem, é preciso ter consciência de que a linguagem deve ser adequada à audiência. Se você falar de forma muito robusta, com alguém que não possui o mesmo nível de conhecimento que você, ou se você falar de forma muito informal, em uma situação que exige maior domínio, você corre o risco de não se expressar bem, de deixar o outro confuso e ainda afetar negativamente a sua credibilidade.

  • Intimidade

Da mesma forma, é preciso atenção com o nível de formalidade da conversa, pois mesmo que ela seja descontraída, isso não é sinônimo de intimidade. Nesse sentido, saiba quando fazer piadas, cometer erros linguísticos e de concordância, e realizar brincadeiras.

  • Ouvir

Expressar-se bem, não quer dizer apenas se comunicar bem. Significa também, ouvir o outro, prestar atenção na sua fala e argumentos, respeitar sua opinião, dar respostas condizentes. Ao fazer isso, você possui embasamento para se expressar e expor o que pensa de forma estruturada.

  • Distrações

Para se expressar bem, evite distrações como uso do celular e outras atividades. Foque na sua mensagem, tanto verbal quanto corporal. Fazendo isso, além de se expressar melhor, você será capaz de engajar a sua audiência.

  • Contexto

Adeque o assunto da sua conversa com o contexto da situação, Por exemplo, se você contar sobre a bebedeira do churrasco do final de semana, em uma reunião de trabalho, ou falar sobre demandas do emprego na boate, você corre grandes riscos de não se expressar bem perante ao seu interlocutor.

  • Vestuário

A forma como você se veste e se arruma diz muito sobre você mesmo. Suas roupas, acessórios, sapatos, se você usa ou não maquiagem; tudo isso de alguma forma expressa valores, mostra sua personalidade e como você leva a vida. Dessa forma, o ideal é que você consiga aproximar o seu estilo à sua identidade.

  • Autoconhecimento

Conhecer-se é fundamental para conseguir se expressar perante as situações pessoais e profissionais que surgem no dia-a-dia. Saber quais são seus pontos fortes e fracos, descobrir o que pode ser usado mais vezes, o que pode ser melhorado, entre outros fatores, é uma excelente forma de autoconhecimento. Assim, com o tempo, você consegue criar sua marca pessoal, passando ainda mais segurança e credibilidade às pessoas.

  • Internet

Através da internet você também se comunica com as pessoas, por isso, atente-se à forma como você fala com cada indivíduo que se relacionar com você. Preste mais atenção na maneira como você escreve, evite abreviações e gírias. Entenda sobre sua gramática e sempre que for necessário, consulte o dicionário, isso pode pontuar positivamente em seu ambiente de trabalho, o que também pode influenciar no seu meio pessoal.

  • Capacitação

Investir em capacitação é, com certeza, um fator que influenciará positivamente à sua vida profissional, dessa forma, busque diferentes formas de se manter capacitado para o mercado de trabalho. Hoje em dia existem inúmeros livros, cursos e filmes que podem te auxiliar a desenvolver novas habilidades e até mesmo potencializar aquelas que estão adormecidas dentro de você.

  • Leitura

Mais acima falei sobre a necessidade de ampliar o vocabulário, no intuito de se expressar cada vez melhor, tanto através da fala, quanto da escrita. Você deve estar se perguntando como fazer isso, não é mesmo?! Através da leitura!


Por meio do hábito da leitura, você obtém novos conhecimentos, que podem ser facilmente empregados em seu dia a dia. Com isso, você estruturar melhor o que vai dizer e se expressa com muito mais assertividade.




66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo