Conheça as melhores estratégias para procurar emprego




Sabemos que buscar uma recolocação no mercado pode ser frustrante às vezes, principalmente para quem está desempregado há bastante tempo. Mas a verdade é que a maioria das pessoas não busca um novo emprego da maneira certa e acaba “atirando para todos os lados”.


O profissional que quer se recolocar no mercado de trabalho precisa se preocupar com os detalhes e pensar estrategicamente. Afinal, tudo, desde a criação do currículo até a divulgação dele, interfere nas chances de conseguir a tão sonhada vaga.


Para você que está desempregado ou quer mudar de carreira, mas ainda não teve sucesso, separamos algumas dicas de como procurar emprego do jeito certo!

Como você procura emprego?


Como você procura emprego? Sai disparando cópias do seu currículo para toda vaga que aparece? Cadastra-se em todas as plataformas de emprego? Pede ajuda para seus amigos e familiares?


Pode acreditar: a falta de foco e de uma estratégia mais definida podem estar prejudicando você nessa busca.


Quem quer um novo emprego precisa ter foco, se manter confiante e saber como comunicar suas experiências e potencialidades da melhor maneira possível.


1. Tenha um objetivo claro


O primeiro passo que você deve dar para começar a procurar emprego é ter um objetivo e focar nele.


Sabemos que, para muitas pessoas, o fato de não estar trabalhando é motivo de estresse e desespero, mas é necessário manter a calma.


Ao invés de começar a se candidatar a centenas de ofertas de trabalho, que muitas vezes não têm nenhuma relação com seus talentos e habilidades, tenha muito claro seu objetivo.

E como fazer isso?


É muito simples: pense em um trabalho que você deseja, que corresponda com seu perfil acadêmico ou que requer habilidades para as quais você é muito bom.


Com isso em mente, você poderá começar a procurar um emprego e fazer uma lista das empresas para as quais você gostaria de trabalhar. Entre em contato com elas nas redes sociais ou portais da internet e solicite a lista de vagas.


Inscrever-se para ofertas de emprego que correspondam a seu perfil tornará a busca muito mais fácil.


2. Faça networking


Conhecer pessoas é uma ótima forma de conseguir um emprego, mas isso não significa que você deve distribuir cartões de visita indiscriminadamente.

Foque nas pessoas com as quais você pode construir um relacionamento: pense em quem você pode ajudar e que também pode ter uma oportunidade para você.


Fazer networking é trocar conhecimentos, se ajudar, fazer colaborações – não apenas entregar um cartão ou se adicionar como amigo em alguma rede social.


Tenha interesse em conhecer pessoas que trabalham em sua área e que, futuramente, possam recomendar você na empresa onde trabalham, por exemplo.

Quem você menos espera pode te dar a oportunidade de sua vida!


3. Use as redes sociais


As redes sociais também são muito úteis para encontrar um emprego.

Todos os dias, centenas de recrutadores vão à internet para encontrar profissionais e preencher suas vagas. Por isso, é importante que você crie um perfil nas redes sociais, principalmente no LinkedIn, que é voltada para o ambiente profissional.


Certifique-se de colocar uma imagem de perfil na qual você demonstre profissionalismo, destaque suas principais habilidades, indique seu nível de formação e experiência anterior.



4. Elabore um bom currículo


Às vezes, até mesmo o melhor dos profissionais, com todas as habilidades necessárias para preencher uma vaga, é descartado pelos recrutadores por causa de um currículo ruim.

Isso acontece porque o currículo funciona como uma carta de apresentação do candidato, resumindo todas as suas qualificações.


É necessário que seu currículo seja capaz de mostrar à empresa que você é o candidato ideal para cobrir a necessidade dela. Então, destaque seus pontos fortes para que, uma vez que for lido o currículo, o recrutador pense que você é a pessoa que ele estava procurando.


Além disso:

  • Inclua apenas os dados que são realmente relevantes;

  • Selecione as informações mais importantes e destaque-as;

  • Não esqueça de colocar seus dados de contato, como e-mail e telefone;

  • Cuide da formatação de seu currículo e deixe-o organizado;


  • Faça uma revisão gramatical e ortográfica.


5. Busque sempre mais conhecimento


Estar em busca de um emprego não significa que você deva deixar de lado sua formação profissional. Muito pelo contrário!


É importante que você aproveite sua disponibilidade para se preparar e obter mais conhecimento que faça você se destacar no mercado de trabalho.


Inscreva-se em treinamentos ou cursos (presenciais ou online) para manter seu conhecimento atualizado.


Você também pode se inscrever para eventos que não só permitem que você aprenda muito mais, mas também possibilitam a chance de você conhecer novas pessoas e fazer networking de qualidade.



6. Prepare-se bem para as entrevistas


Uma entrevista de emprego é sua melhor chance de convencer o empregador a te contratar. Por isso é importante que você se prepare muito bem e evite improvisar demais.

Use roupas com as quais você se sinta confortável e transmita sua personalidade.


Não faça comentários negativos sobre outras pessoas ou empresas. Isso é, não seja desleal e não critique outros colegas.


Não conte mentiras. Sabemos que você provavelmente quer impressionar seu entrevistador, mas isso não significa que você tenha que mentir. Seja sincero, nós garantimos que isso será bem apreciado.


Cuide de sua linguagem verbal e corporal: evite fazer movimentos bruscos ou nervosos.


7. Confie em você mesmo


Nada mais atraente para um recrutador do que um profissional que confia em si mesmo e em suas habilidades.


Portanto, outra dica valiosa na hora de procurar emprego é trabalhar com sua confiança. Para isso, você pode procurar conteúdos em blogs, livros, vídeos no YouTube ou palestras motivacionais.


Se você acha que a confiança é seu ponto fraco, você também pode contratar um coach para te orientar e te aconselhar de forma personalizada.


8. Tenha paciência e não desanime


Sabemos que ficar sem emprego é ruim. Mas procure ser paciente e tenha em mente que pode demorar até que você encontre um novo trabalho.


Embora essa busca seja cansativa, mantenha o pensamento positivo e não desanime. Siga todas as dicas anteriores e esteja sempre preparado para processos seletivos.


50 visualizações0 comentário