Conheça os comportamentos extremamente valorizados pelos recrutadores

Conheça os comportamentos extremamente valorizados pelos recrutadores

Normalmente são dezenas de candidatos disputando uma única vaga. Mas, como se destacar entre tantas pessoas? Quais características que os recrutadores mais valorizam em um candidato? Boa comunicação e proatividade estão entre as características mais procuradas em candidatos que buscam recolocação no mercado de trabalho.

Procurar por um emprego não é tarefa fácil. Sendo assim, Trazemos 5 comportamentos extremamente desejados em qualquer profissional quando um recrutador analisa os candidatos em um dinâmica de grupo ou entrevista comportamental.

1. Capacidade de se comunicar

Transmitir seu posicionamento e saber ouvir, compreender, escrever e falar de forma eficaz sendo claro e objetivo é muito importante. Persuadir as pessoas a enxergarem o seu ponto de vista sem manipulá-las também é um fator determinante para ter mais sucesso, inclusive na hora se “vender” em uma entrevista de emprego.

2. Proatividade

Esqueça a frase “eu não sou pago para isso”. Demonstrar que você deseja trabalhar com o foco único em auxiliar sua empresa nos mais diversos desafios que aparecerem, é o caminho mais curto para a conquista do emprego. Você deve estar sempre disposto a auxiliar algum colega ou assumir uma nova responsabilidade pelo sucesso da organização.

3. Assertividade

Esta é uma características que permite ao profissional apresentar seu ponto de vista, sempre de forma respeitosa. Assim, é importante que você saiba dizer não quando não concorda com alguma situação oferecida pela empresa, desde que ofereça novas perspectivas ou soluções para a situação enfrentada. Pensar, questionar, falar, interagir são ações raras, visto que os profissionais estão amedrontados com o fantasma do desemprego.

4. Resiliência

Durante a entrevista, o recrutador tende a fazer perguntas por competências, com o objetivo de entender como você age quando está trabalhando e, dessa maneira, prever como provavelmente será o seu comportamento se contratado. Aproveite essas perguntas para explorar o quanto você sabe lidar com situações difíceis, já que no dia a dia nem sempre encontramos a melhor solução para o problema na primeira tentativa. Mostre sua capacidade de ser resiliente dando exemplos de situações que aconteceram em empregos anteriores.

5. Trabalho em equipe

Parece um tema batido, mas ainda vejo muitos profissionais preferirem e desejarem trabalhar individualmente. Mas lembre-se que você, ao entrar em uma empresa, você faz parte de um universo maior, no qual seu trabalho é uma pequena engrenagem que faz todo o motor girar. Se você realmente não gosta de trabalhar com outras pessoas ou não quer desenvolver essa habilidade, é simples: trabalhe por conta própria e não procure um emprego. Esta é a única solução.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress