Dicas de como planejar a carreira para 2022



Todos esperamos que 2022 seja melhor que 2021. No pós-pandemia, muitas oportunidades devem surgir. Então, para começar a planejar a carreira para 2022, é importante que você determine aonde quer chegar – e em quanto tempo. Também é necessário que você crie um plano de ação para alcançar seu objetivo.


Você possivelmente precisará buscar conhecimentos e competências para isso. Vai precisar também de foco para não se desmotivar pelo caminho.


Veja a seguir 5 dicas para desenvolver essas etapas da melhor forma possível.



1. Estude o cenário atual


Como será o pós-pandemia? Quais competências serão valorizadas? Quais áreas estarão aquecidas? Quais serão os cargos e habilidades mais buscados? É preciso entender o cenário para saber como você pode aproveitar as tendências da melhor forma.


Para isso, é muito importante ler notícias, buscar estudos, e procurar conhecimento atualizado sobre o seu mercado e sua área de atuação. Um profissional bem informado é sempre valorizado, inclusive no processo seletivo.


2. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo


Como você pode atingir um objetivo se não sabe qual é ele? Impossível, certo? Por isso, é muito importante que você saiba aonde quer chegar para traçar um plano e se manter firme nessa direção.


Além disso, quanto mais o seu objetivo estiver alinhado às competências e experiências que você já tem, maior será sua chance de sucesso.


3. Monte um cronograma de ações


Agora é hora de avaliar os caminhos que levarão você até lá. Pense em cursos que você precisa fazer e em quais empresas e cargos precisa trabalhar para adquirir o tipo de experiência exigida para chegar ao objetivo.


A dica é dividir o plano em pequenas metas que sejam facilmente mensuráveis. Durante o percurso, você deve verificar se o plano está de fato conduzindo sua carreira para onde você quer que ela vá.


Outra dica? Tente trabalhar sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der errado. É preciso considerar todas as três possibilidades.



4. Faça uma autoavaliação


Quais competências – comportamentais e técnicas – você tem e quais ainda precisa desenvolver para alcançar seu objetivo?


Por exemplo, você sabe que é bom em relacionamento com pessoas e em trabalho em equipe, mas tem dificuldade para se focar no trabalho e se concentrar no que faz.


Faça uma lista dos seus pontos fortes e daquilo que você sabe que precisa desenvolver (mesmo que não tenha vontade). Para crescer, você precisa se aprimorar e se antecipar às necessidades do cargo que você quer ocupar.


5. Detalhe cada passo que precisa dar


Depois de fazer a autoavaliação é hora de detalhar o plano para correr atrás do que você precisa melhorar.


Por exemplo, seu inglês é até bom, mas o cargo que você quer ocupar exige fluência no idioma e isso você não tem. É hora de buscar um curso ou você consegue evoluir sozinho? Alguém pode ajudar nisso? Detalhe cada passo para melhorar o que precisa ser melhorado.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo