top of page

Dicas de entrevista: Domine sua comunicação não verbal



Muitas pessoas pensam que saber responder com precisão às perguntas é a única coisa que precisa ser praticada. Na realidade, você também precisa dominar sua comunicação não verbal para demonstrar seus melhores atributos ao entrevistador.


Há algumas coisas que você precisa pensar. Sua comunicação não verbal é um dos aspectos mais importantes de uma entrevista. Isso inclui fatores como seus gestos, linguagem corporal, expressões faciais e muito mais. Esses sinais de comunicação são importantes porque enviam uma infinidade de mensagens ao entrevistador. Muitas vezes, a comunicação não verbal é subconsciente, mas ainda é algo que as pessoas vão notar. Assim como você controlará o que diz verbalmente, também desejará controlar o que comunica não verbalmente.


Uma boa ideia fazer com que o seu verbal corresponda à sua comunicação não-verbal. Isso significa que, se você disser que está confiante de que pode dar ao negócio o que ele precisa porque tem anos de experiência, não quer parecer tímido, tímido e inseguro. Em vez disso, você quer exalar confiança .


Aqui estão algumas dicas de entrevista para comunicação não verbal em uma entrevista:


Tenha bastante prática


Uma das melhores coisas que você pode fazer é praticar sua entrevista com antecedência. Você pode fazer isso sozinho, embora queira ter um espelho ou uma gravação de vídeo para avaliar seus sinais de comunicação, ou com um amigo por meio de uma entrevista simulada.


Ao praticar para uma entrevista de emprego, você deve pensar nas coisas que parece estar dizendo não verbalmente e pensar em como você pode mudá-las para dar a impressão que está procurando.


Esteja atento durante sua entrevista


Você deve estar ciente de como está se comunicando durante a entrevista, mas certifique-se de não pensar demais e se distrair com as perguntas da entrevista . Por exemplo, se você deseja demonstrar sua confiança, precisa pensar em ter uma excelente postura, manter contato visual com seu entrevistador e manter um comportamento calmo.


Esteja atento às suas mãos


Um grande problema que muitas pessoas enfrentam quando estão em uma entrevista é que elas não sabem o que fazer com as mãos. Os indivíduos devem evitar mexer e tocar seus cabelos e rosto porque o entrevistador pode ler esses sinais de comunicação negativamente. Esses movimentos nervosos e inquietações podem ser um sinal de qualquer coisa, desde incerteza em suas qualificações até mentir sobre algo.


Também é importante dar ao entrevistador uma posição de corpo aberto sem cruzar os braços, o que mostra que você está confortável e aberto à discussão. Ao cruzar os braços, você está enviando a mensagem de que está fechado, o que faz o entrevistador pensar que você pode ter algo a esconder ou se sentir negativamente sobre a entrevista. Você pode manter os braços ao seu lado ou no colo. Usar as mãos ao explicar algo também é bom, e é visto como um gesto muito aberto para mostrar as palmas das mãos ao outro indivíduo enquanto explica.


Preste atenção à comunicação não verbal do entrevistador

Enquanto pensa na coisa certa a dizer verbalmente e não verbalmente, você precisa pensar na mensagem que está recebendo do entrevistador. Por exemplo, se você os vir inclinar-se para trás ou parecer desconfortáveis, você pode estar em seu espaço pessoal. Se o entrevistador parecer impaciente ou desconfortável, você pode tentar se explicar melhor ou oferecer respostas mais curtas e concisas.


Há muitos aspectos diferentes para pensar com comunicação não verbal e o que isso significa no mundo dos negócios. Se você está descobrindo que não está tendo o sucesso que deseja com uma entrevista, pode ser útil fazer uma aula sobre comunicação não verbal para alcançar os resultados que procura.


55 visualizações0 comentário
bottom of page