Dinâmicas em Grupo? Saiba como arrasar!




Fazer entrevista é sempre um momento que nos deixa ansioso, não é verdade? Principalmente se é necessário realizar dinâmicas em grupos, ainda mais para aqueles que são mais introvertidos.


O motivo para esse medo? A maioria dos candidatos responde em coro: o receio do desconhecido. Como não dá para saber quais atividades serão desenvolvidas, nem treinar qualquer resposta — como acontece na entrevista — a apreensão fica a mil.


Apesar do desconforto, não há como fugir e, por isso, você deverá dar o seu melhor e aproveitar o momento.


Mas calma, vamos tornar a dinâmica de grupo mais tranquila para você! Pegando boas dicas, é possível passar pela fase com mais plenitude. Venha conferir!


O que são dinâmicas de grupo?


As dinâmicas de grupo são técnicas para conhecer o candidato. A partir das atitudes dele durante o processo, é possível prever como ele reagirá a certas situações no dia a dia da empresa .


Ou seja, a dinâmica de grupo é uma forma de descobrir se o candidato tem as habilidades comportamentais requeridas e o perfil para o cargo.


Por isso, o recrutador cria um ambiente propício para as pessoas mostrarem parte da própria personalidade. E como as atividades são feitas em grupo, a tendência é a pessoa revelar sua essência, além de entender se o trabalho em grupo é uma forte qualidade daquele candidato.


Quais os pontos observados pelo recrutador durante a dinâmica em grupo?


Os objetivos das dinâmicas em grupo podem variar, pois os comportamentos observados dependem das metas e valores da empresa , assim como seguem as exigências de cada cargo. Contudo, na maioria das vezes, o recrutador observa:

  • capacidade de iniciativa;

  • nível de liderança;

  • habilidade social;

  • determinação;

  • criatividade.


8. Dicas para se destacar nas dinâmicas de grupo


Como você já entendeu os objetivos e o que é essa estratégia, veja agora dicas de dinâmica em grupo e esteja super preparado!


1. Coopere nas atividades


O tempo médio de uma dinâmica de grupo é de 2 ou 3 horas. Nesse intervalo, o recrutador avaliará todos os pontos que achar importantes para a execução das tarefas na empresa. É nesse momento que não indicamos que você fique quietinho, na sua.


É interagindo e cooperando nas atividades que você terá chance de mostrar seu potencial.

O primeiro ponto é entender bem o que está sendo proposto, caso não entenda, questione. mostre que está interessado em participar. Depois, coloque em prática a boa comunicação. Evite gritar ou falar baixo demais.


Também, procure ficar no meio termo com relação ao nível de formalidade, evitando, assim, as gírias e os palavrões. Caso seja solicitada alguma atividade de movimento, como caminhar ou pular, mostre-se disposto.


2. Conheça seus pontos fracos e fortes


Uma pessoa com bom autoconhecimento costuma ter alta inteligência emocional. Ela se conhece a ponto de conseguir prever e lidar com todas as suas reações diante de uma atitude alheia.


Pessoas treinadas a se observarem também têm mais facilidade em fazer leitura comportamental dos outros.


Assim, antes de passar por uma dinâmica de grupo, reserve um tempo para pensar sobre si. Separe suas principais qualidades e seus defeitos, tentando entender em quais momentos eles são predominantes. Isso garantirá a você mais domínio sobre a situação.


3. Saiba esperar a sua vez de falar


Durante a interação com os outros candidatos, preste atenção no modo como vocês se comunicam. Muitas vezes, a afobação faz com que a gente comece a falar sem parar ou interrompa o outro enquanto ele tenta se expressar.

Esse tipo de atitude não é vista com bons olhos pelo avaliador.

Saber escutar e esperar sua vez de falar demonstra, mais uma vez, inteligência emocional. É um sinal de empatia com o colega, ao considerar que ele também tem necessidades particulares.


Além disso, é uma forma de controlar a expressão de emoções negativas, como a ansiedade exagerada ou a raiva. E pode apostar: se um recrutador quiser investigar essa competência a fundo, promoverá formas de fazer com que essas sensações se exaltem nas pessoas.


4. Tenha atenção com a sua roupa


Nunca é demais lembrar: você será julgado pela sua roupa. E em um ambiente no qual você precisa manter o profissionalismo, isso se torna ainda mais sério. Além disso, lembre-se de que algumas das atividades das dinâmicas de grupo envolvem sentar no chão ou realizar certos movimentos com o corpo que determinado traje impediria.


Para evitar constrangimentos, priorize roupas confortáveis e que mantenham a neutralidade nas cores. Seja você, mas lembre-se sempre desses pontos, tudo bem?


5. Tenha iniciativa


Preste atenção no comando da dinâmica e realize as tarefas solicitadas. Confie na sua capacidade e tenha iniciativa quando necessário. Uma atitude muito passiva, como sempre esperar o outro começar, pode passar a impressão de insegurança.


A prontidão, por sua vez, denota uma postura de ousadia, o que pode ser bem-visto pelo avaliador. É uma forma de demonstrar que você entendeu as instruções e não precisa sempre da permissão de um terceiro para ir em frente.


Além disso, dê insights legais. Mostre que além de ligado na dinâmica, está pronto para construir novas ideias.


6. Conheça bem a empresa


Se você quer não apenas se sair bem no processo seletivo, mas, sobretudo, ter sucesso profissional, sempre conheça sua futura empresa.


Entre no site, entenda os valores seguidos por ela, leia os conteúdos compartilhados, veja a postura nas redes sociais. Caso tenha conhecidos já trabalhando no local, não deixe de solicitar informações sobre, por exemplo, as reuniões e as políticas de reconhecimento.


Ter essas informações de antemão dará a você subsídios para entender o modo de atuação da organização, compreender o que espera dos colaboradores e saber como funciona a cultura organizacional.


7. Use a criatividade


Algumas tarefas nas dinâmicas de grupo permitem que usemos a criatividade, uma das soft skills mais requisitadas de todos os tempos. Ela é tida, inclusive, como uma das habilidades do profissional do futuro, por ser uma competência bem singular, difícil de ser substituída por máquinas.


Assim, quando possível, tente algo longe daquilo considerado “mais do mesmo”.


8. Seja você


É importante entender esses pontos colocados aqui para saber o que esperam de você em dinâmicas de grupo. No entanto, não adianta forçar algo que não tenha a ver com sua personalidade.


Primeiro, entenda que você será observado por alguém experiente em reparar no comportamento dos candidatos a ponto de perceber quando alguém finge ser algo que não é. Caso isso seja descoberto, pode repercutir negativamente na sua imagem.

Outra razão é pelo fato de que se você realmente não tiver o perfil para exercer a função, em algum momento isso virá à tona, o que comprometerá seu desempenho e plano de carreira.


Para a etapa de entrevista de estágio ou emprego, já demos dicas por aqui antes. Confira também essas super dicas e esteja completamente preparado para essa fase de conquistas.



26 visualizações0 comentário