Entenda a diferença entre Liderança humanizada e Liderança autocrática



Nunca, como nos dias atuais, se deu tanta atenção ao trabalho dos líderes e, isso, se deve, em grande parte, ao melhor entendimento da importância do seu papel tanto dentro como fora das organizações. Um líder, além de promover as metas da empresa e a sua evolução contínua, precisa estar verdadeiramente comprometido em promover o desenvolvimento das pessoas que a compõe.


Com tantos desafios, pressões e com a alta competitividade do mercado, para muitos gestores ainda é desafiador pensar numa liderança mais humanizada e que não seja focada apenas na obtenção das metas. Contudo, é preciso rever os modelos de liderança obsoletos ainda hoje praticados, uma vez que não pensar a respeito acaba sendo mais um obstáculo a enfrentar, pois os tempos mudaram e como eu sempre digo – empresas são os resultados de pessoas.


Se você é líder ou deseja se tornar, conheça mais sobre duas teorias de liderança, para que possa refletir sobre seu impacto na vida das pessoas que lidera, bem como na sociedade e na economia do nosso país.


Liderança autocrática: o que é?


A liderança autocrática é aquela em que o líder assume uma postura mais autoritária e centraliza todas as decisões dentro da equipe.


No caso, o termo autocracia representa um regime em que o governante detém poder ilimitado e absoluto.


Da mesma forma, na empresa, o líder autocrático tem sempre a palavra final e raramente está aberto a ouvir outros pontos de vista de colaboradores.

Ele controla todos os processos e responsabilidades na equipe e define como, quando e por quem as tarefas serão realizadas.


Como qualquer estilo de liderança, o autocrático tem suas vantagens e desvantagens.

Hoje, o mundo dos negócios caminha para uma direção mais democrática no que diz respeito à gestão de pessoas, mas ainda existem situações e contextos em que uma postura autoritária pode ser necessária.


Por isso, é importante entender como funciona a liderança autocrática e quando ela faz sentido dentro de uma organização.


Características da liderança autocrática


É fácil diferenciar a liderança autocrática de outros estilos por algumas características marcantes na postura do líder.


Confira as mais importantes:

  • Centralização das decisões

  • Método de trabalho inflexível

  • Hierarquia rígida

  • Supervisão contínua

  • Pressão para atingir metas

  • Comunicação restrita


O que é liderança humanizada?


A liderança humanizada se refere à prática na qual os líderes olham para as suas equipes com empatia e solidariedade. Sim, a produtividade dos times ainda é importante. No entanto, a qualidade de vida e bem estar dos profissionais tornam-se prioridade.


No passado, acreditava-se que era possível separar a vida profissional da pessoal. Por isso, os colaboradores eram tratados apenas como máquinas que deviam produzir cada vez mais. Essa atitude refletia no modo como os líderes lidavam com os seus subordinados.


Nesse contexto, o líder era alguém frio, distante e temido. Com o tempo e as transformações vividas no mundo corporativo, os líderes perceberam que os colaboradores são pessoas com sentimentos e particularidades. Sendo assim, necessitam de gestores que os enxerguem desta maneira. Em outras palavras, uma liderança humanizada.


Para que o conceito de liderança humanizada se fortaleça na empresa, é necessário que se sustente em 4 pilares:

  • Comunicação eficiente entre líderes e liderados;

  • Foco nas necessidades dos colaboradores;

  • Integração dos times;

  • Alinhamento dos processos com o perfil dos profissionais.


Liderança autocrática: vantagens e desvantagens


A liderança autocrática tem seus prós e contras, dependendo da situação da empresa e equipe.


Depois de conhecer as características, é provável que você tenha enxergado mais pontos negativos do que positivos.


Isso acontece porque a tendência atual do mundo corporativo aponta para um estilo mais democrático e horizontal de liderança.


Nos últimos anos, têm ficado cada vez mais claros os benefícios de ouvir mais os colaboradores, dar autonomia para a equipe tomar decisões e influenciar os liderados em vez de mandar neles.


Por outro lado, a liderança autocrática também tem seus pontos positivos e está longe de ser extinta.


A principal vantagem é que o líder rígido consegue controlar processos de forma minuciosa e cumprir rigorosamente as metas, quando necessário. Além disso, é inegável que a centralização das decisões em uma única pessoa torna o trabalho mais ágil em alguns momentos.


Outra vantagem do líder autocrático é sua consistência, considerando que todos sabem exatamente o que esperar dele sempre. Sob essa perspectiva, a rigidez ajuda a torná-lo previsível e facilitar o relacionamento.



Liderança humanizada: Vale a pena?


Quando um líder desenvolve uma liderança humanizada com os colaboradores, os efeitos positivos são surpreendentes. Entre eles, podemos destacar:


  • Elevação da produtividade – boas condições de trabalho fazem as equipes trabalharem com satisfação, elevando a produtividade diária;

  • Melhoria do clima organizacional – um time satisfeito e feliz gera uma atmosfera saudável na organização;

  • Retenção de talentos – os profissionais talentosos pensarão duas vezes antes de mudar de emprego. Afinal, líderes empáticos valorizam e reconhecem os esforços desses colaboradores;

  • Lucratividade – com a elevação do nível de produtividade dos times, a organização perceberá também o aumento dos lucros;

  • Cultura – a cultura interna humanizada chama a atenção dos profissionais do mundo corporativo. O resultado é a atração de talentos e a melhoria da employer branding (marca empregadora) da empresa;

  • Atração de investidores – a organização que prioriza o bem estar dos profissionais segue um dos protocolos do conceito ESG (environmental, social and governance). Esse conceito é utilizado pelos investidores do mercado financeiro para avaliar o valuation (valor da marca) da empresa. Além de ser um indicativo sobre a vantagem ou não de aplicar capital em um negócio.





137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo