GESTÃO DO TEMPO: COMO OTIMIZAR E EVITAR O DESPERDÍCIO




Em outras épocas, a administração do tempo esteve associada a certos hábitos de pessoas metódicas, por estas realizarem suas tarefas e cumprirem suas metas por meio de critérios bem rígidos. Já nos dias atuais, podemos dizer que a boa administração do tempo está ligada a comportamentos, ou seja, atitudes apropriadas para com as situações.


Uma das formas de aumentar a sua produtividade no trabalho é evitar desperdiçar tempo com atividades que podem prejudicar o seu desempenho. Os desperdiçadores do tempo, são os principais responsáveis pela má administração do tempo e, consequentemente, impedem você de realizar suas tarefas pessoais/profissionais dentro dos prazos previstos.


Para evitar o desperdício e melhorar a sua performance , confira a seguir 5 estratégias.



1. Tome cuidado com os rituais


Provavelmente, você deve ter alguns rituais no trabalho, como iniciar o dia com pequenas conversas com seus colaboradores ou ler as notícias do dia por 20 minutos. Fique atento à quantidade de tempo que você está dedicando a essas pequenas rotinas, pois sem perceber, elas podem diminuir a sua produtividade total, se feitas em excesso.


2. Evite as distrações


Navegar pelas redes sociais e fazer compras online entre as suas tarefas do trabalho são algumas atividades que causam distrações e, consequentemente, influenciam em seu desempenho. Tente reservar um tempo específico para essas distrações, a fim de que as suas atividades não sejam afetadas negativamente com a perda de atenção.


3. Comunique-se com clareza


Quantas vezes você gastou mais do que o tempo necessário para escrever um e-mail explicando um simples projeto? Manter uma comunicação eficiente evita que você perca tempo com e-mails, ligações e reuniões que não precisavam ser realizadas.


4. Estabeleça suas prioridades


Saber identificar sua lista de prioridades é uma habilidade importante. Muitas vezes, é comum que o colaborador de concentre em tarefas que não eram tão necessárias como outras para aquele dia.


5. Delegue funções


Se você tem uma equipe, estabeleça uma relação de confiança com seus liderados e delegue tarefas a eles. Além disso, estimular que o grupo tenha foco, disciplina e organização é fundamental para aumentar a produtividade.

34 visualizações0 comentário