HACKS MINDSET EFICAZES PARA REDUZIR O ESTRESSE

HACKS MINDSET EFICAZES PARA REDUZIR O ESTRESSE

O estresse não é um novo tópico de mentalidade para a maioria, e muitas vezes o mundo ao nosso redor se recusa a nos deixar esquecê-lo por muito tempo, seja guias de auto-ajuda, entes queridos ou nosso local de trabalho. Muitas vezes somos bombardeados com inúmeras ferramentas para gerenciá-lo, opiniões sobre por que estamos estressados ​​ou como evitá-lo completamente! No entanto, o estresse é uma parte natural da vida.

Então, o que devemos realmente fazer ou pensar quando se trata de estresse? O que é estresse? Em suma, o estresse é uma resposta biológica do nosso sistema nervoso central e de onde vem a velha resposta de “lutar ou fugir”. Muitas vezes pensamos em “estresse” como um problema em si e, embora possa ser, é uma resposta a uma situação. O estresse afeta todas as áreas de sua vida: o emocional, o físico, o mental e muito mais. Não existe uma fórmula única de alívio do estresse.

Isso significa que é essencial ter uma variedade de ferramentas de alívio de estresse à mão para usar quando surgir a necessidade e testar e encontrar o que funciona melhor para VOCÊ.

Como o estresse age no nosso corpo? O estresse é uma reação natural do corpo, impulsionada por um conjunto de fatores e liberação de hormônios que nos preparam para uma ação física.

Isso vem conosco desde a pré-história e temos a mesma reação para problemas modernos como o estresse no trabalho. O batimento cardíaco acelera, a respiração fica mais ofegante as veias e pupilas dilatam e você fica num estado de tensão, como se estivesse preparado para atacar. No entanto, toda essa energia física não é utilizada e o cortisol, hormônio do estresse que possibilita a liberação de adrenalina, fica ‘bagunçando’ o nosso corpo.

O resultado: irritabilidade, insônia, pensamento acelerado, movimentos ansiosos e até alguns sintomas mais impactantes. Isso significa que toda essa energia produzida precisa ter a sua origem controlada ou ser extravasada de alguma forma. Mas como? Já vamos explicar.

A boa notícia é que, apesar de parecer um pouco difícil, é possível controlar o estresse no trabalho e manter um melhor controle emocional sobre a sua própria vida. Existem maneiras de diminuir um pouco toda essa tensão. Vamos citar algumas delas separando de acordo com aspectos da vida:

**O que você pode fazer no trabalho:**

– Aprender a delegar tarefas para outras pessoas quando possível
– Manter uma organização do seu tempo em agendas ou calendários
– Participar da ginástica laboral ou levantar-se a cada hora para esticar-se e olhar para uma parede ou uma planta
– Ter na sua mesa itens antiestresse, como bolinhas de apertar, brinquedos, plantas ou algo que lhe dê prazer
– Evitar fofocas e discussões com informações que não são úteis
– Criar conexões saudáveis com os colegas de trabalho e evitar o isolamento social
– Estabelecer seus próprios limites na corporação e quanto profissional, o famoso ‘não querer abraçar o mundo’

**O que você pode fazer na sua vida:**

– Testar mudar o meio de transporte: se dirigir te irrita, tente uma bicicleta, metrô ou carro compartilhado
– Praticar exercícios pela manhã ou pela noite: isso alivia muito a tensão gerada no corpo pelo estresse no trabalho
– Diminuir a ingestão de bebidas estimulantes como o café e tomar mais chás, principalmente próximo a hora de dormir
– Evitar celular e televisão ao menos 30 minutos antes de dormir
– Testar o conforto do seu próprio silêncio
– Dedicar-se a uma atividade artística ou que você gosta: qual foi a última vez que você escutou um álbum inteiro da sua banda favorita?
– Procurar ir mais a parques e jardins: o contato com a natureza: isso ajuda a reduzir o hormônio do estresse, os batimentos cardíacos e o ritmo da respiração
– Ter uma alimentação equilibrada, sem alimentos muito gordurosos ou excesso de carboidrato
– E, em últimos casos, considerar mudar de emprego ou de carreira.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress