Liderança transcendental: Benefícios e desafios

Liderança transcendental: Benefícios e desafios

Entre os diferentes modelos de lideranças existentes, o líder transcendental é aquele que consegue colocar em prática conceitos simples de entender, mas que muitas empresas encontram dificuldades em implementar e, por isso, amargam prejuízos e problemas estruturais. Tudo parte do pressuposto que todos têm potencialidades desde a base até o topo da pirâmide.

Entenda o conceito e os benefícios da liderança transcendental.

O que é Liderança transcendental? Transcendental é algo que “ultrapassa os limites ordinários” (Dicionário Universal, Texto Editores). Mas é também um termo ligado à espiritualidade do ser humano. Os líderes transcendentais são capazes de ultrapassar os limites ajudando os outros a redefinir as suas capacidades e possibilidades. Usam diferentes níveis de pensamento, sentimento e ação para ultrapassar os desafios. São capazes de fazer os outros pensar o que não foi pensado antes, sentir o que nunca outros sentiram e, assim, alcançar performances que outros não conseguem alcançar.

Conseguem níveis surpreendentes de trabalho em equipe, invenções e descobertas. Conseguem pensar no impensável, sentir os movimentos do ambiente económico-social-tecnológico e fazer o que outros pensaram ser impossível. Os líderes transcendentais conseguem alcançar a mente, o coração e alma dos seus colaboradores e, desse modo, que eles se empenhem na causa que consideram também como sua. A empresa passa assim a ter um propósito que é aquilo que o ser humano procura – um sentido para a vida.

Papel do líder transcendental

Mas afinal, qual a importância do líder transcendental para uma empresa? O papel desse líder é colocar o propósito como centro motivador das pessoas e, assim, transformar o ambiente corporativo. Para isso, ele deve ser capaz de deixar o próprio ego de lado em determinadas situações, conquistando, de forma autêntica, o engajamento e a confiança da equipe. E é essa sensação de pertencimento e compatibilidade com os valores de uma empresa, que faz com que as pessoas se engajem.

Com esse perfil, esse profissional consegue levar a empresa ao sucesso, porque possui uma visão macro do negócio, e não egoísta. A tendência é que os colaboradores coloquem os objetivos e sucesso da empresa acima de seus objetivos pessoais. Ou seja, estão mais preocupados em levar a companhia ao sucesso para assim crescer com ela, do que em bater metas mensais em busca de uma remuneração e prestígio.

Desafios da liderança transcendental

Pela própria cultura ou estrutura, muitas vezes as empresas acabam incentivando os colaboradores a exercerem apenas seus cargos. Entretanto, líderes transcendentais atuam como técnicos de futebol, desenvolvendo realmente o trabalho em equipe. Para isso acontecer, porém, em determinadas ocasiões será necessário abdicar e abrir mão individualmente de algumas coisas para favorecer o grupo. E é exatamente nesse ponto que surgem as dificuldades, já que é difícil para as pessoas priorizarem os objetivos da empresa, em detrimento das ambições pessoais.

Existem quatro fatores que podem interferir diretamente para que os problemas ocorram nas empresas:

– Desengajamento: Profissionais que apenas realizam suas funções, sem se engajar com a missão da empresa. Ou pior: trabalhadores que até mesmo prejudicam a atividade.

– Desinformação: Falta de alinhamento em relação ao objetivo macro da empresa. Ou seja, cada qual com foco em objetivos próprios, seguindo direções diferentes.

– Desorganização: O cenário em que todos perdem, pois cada um está preocupado com sua meta local. Desafio de alinhar os desafios pessoais com os objetivos coletivos da empresa.

– Desilusão: Um líder que prega uma coisa, mas faz outra. Um líder transcendental precisa ser um exemplo.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress