O QUE É PLANO DE CARREIRA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?



Você sabe o que é plano de carreira e por quê ele é tão importante para seu futuro profissional? Ao ingressar no mercado de trabalho, muita gente já deve ter ouvido falar em plano de carreira. É algo que o RH provavelmente já deve ter mencionado, e que pode constar até mesmo em anúncios de vagas.


Sem dúvidas, o sucesso profissional depende de vários fatores. Alguns deles partem da responsabilidade individual, outros, de um contexto coletivo. Sendo assim, conhecer as variáveis e saber elaborar um plano de carreira é fundamental para planejar o futuro e alavancar sua carreira. A inércia, por outro lado, é atitude que prejudica o profissional, que deixa de buscar conhecimento e não luta por seu desenvolvimento.

O que é plano de carreira?

Plano de carreira pode ser definido como um conjunto de objetivos, metas e ações que ajudam um profissional a se destacar em longo prazo. Ele serve como um direcionamento para o crescimento na profissão, permitindo que o indivíduo alcance cargos melhores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho. O desenvolvimento desse plano pode ser feito tanto pela empresa quanto de forma individual, pelo profissional.

A vantagem de traçar o próprio planejamento, nesse sentido, é a possibilidade de colocar metas e objetivos que não estão ligados a uma única organização, mas que visam outras oportunidades no mercado. Para que o planejamento funcione, entretanto, é necessário disciplina e paciência, pois esse é um processo gradativo que envolve vários aspectos.

Um plano inteligente determina qual será o tempo necessário para atingir o nível desejado, permite uma autoavaliação dos conhecimentos e habilidades e apresenta os possíveis projetos de desenvolvimento ao longo dos anos.

Qual a sua importância para o sucesso do profissional?

Para alcançar o sucesso, é preciso, primeiro, ter em vista o que isso significa para você e aonde você pretende chegar no que se refere à vida profissional.

Somente então é possível descobrir o caminho que deverá ser percorrido, os conhecimentos e habilidades que devem ser adquiridos e assim por diante. O risco de não estabelecer um plano é justamente perder de vista o investimento que deve ser feito em si mesmo, os desafios que poderão ser encontrados e as oportunidades que precisam ser aproveitadas para alcançar o objetivo final. Nesse caso, o sujeito se deixa levar pelo acaso, sem qualquer perspectiva estratégica acerca do próprio futuro.


Como fazer um plano de carreira?


Para começar um plano de carreira individual, como falamos anteriormente, é recomendado que você se conheça antes de qualquer coisa. Tire um tempo para focar no seu autoconhecimento e analise todos os aspectos, características e habilidades que afetam direta e indiretamente a sua carreira.


Nesse processo, você pode contar com a ajuda de colegas de trabalho e gestores mais próximos, se achar necessário. Procure por feedbacks, converse sobre a visão deles sobre você e sobre suas habilidades. Entenda seus pontos fortes e seus pontos fracos.


Depois, busque entender qual área deseja se especializar, qual habilidade quer desenvolver, onde você sonha em chegar, seja na empresa que você está agora ou em outra empresa.


Defina metas a longo, médio e curto prazo


Definir metas é algo importante, mas dividi-las em períodos é ainda mais eficiente para entender os seus prazos e o seu tempo.


Um plano de carreira deve ser baseado no tempo, mesmo que ele dure pra sempre e você consiga montar objetivos até a sua aposentadoria, ele deve ter uma divisão entre curto, médio e longo prazo.


Assim você consegue determinar quais ações precisará fazer e quando essas ações poderão ser feitas para alcançar o que você deseja. Além disso, também pode visualizar melhor a prioridade de cada meta e o nível de dificuldade de cada uma delas.


Definir metas a longo, médio e curto prazo pode te ajudar a quebrar objetivos grandes e complexos em passos menores, enquanto também te ajuda a correr atrás daquilo que é mais simples.


Estude e busque conhecimento


A capacitação é um dos maiores motivos de promoção de cargo dentro das empresas. Isso acontece porque além de você adquirir novos conhecimentos, novas habilidades, podendo se tornar especialista em uma área, você também demonstra total interesse no crescimento, provando para a empresa que você é alguém que vale a pena investir.


Dessa forma, investir em você é o melhor investimento na sua carreira. Não só busque continuar estudando, como também demonstre para seus gestores que você se interessa na sua carreira, e que esse interesse pode também ajudar a empresa a crescer.


Faça acontecer


O plano de carreira sem um plano de ação é somente um papel com palavras escritas.


A ação e as decisões são o que vão elevar sua carreira com a ajuda do seu plano. Nada de procrastinar ou deixar para depois. A ação é exatamente o que mais irá demonstrar que você está comprometido de verdade com a sua carreira e a sua vida profissional.


Além disso, nesse caminho da ação, você pode detectar outros pontos de melhoria, e pode adicionar no seu plano de carreira quando achar necessário. E a experiência que você adquirir nessa jornada também fará com que você crie novas metas, buscando sempre o melhor e aprendendo todos os dias.



26 visualizações0 comentário