O que esperar de uma segunda entrevista de emprego?




Se você conseguiu passar para a próxima fase de um processo seletivo e vai realizar uma segunda entrevista no mesmo lugar, parabéns! Isso significa que você tem as habilidades e características necessárias para ser o candidato ideal.


Apesar de cada vez mais comum, a prática de realizar uma segunda entrevista de emprego representa um desafio para muitos candidatos, que não sabem exatamente o que esperar depois de serem aprovados na primeira etapa do processo seletivo.


Geralmente, uma segunda entrevista significa uma oportunidade para os recrutadores terem uma conversa mais detalhada com cada um dos candidatos antes de tomar uma decisão final. É pensando nisso que você deve ficar atento para exibir, da melhor forma possível, o profissional que você é.


Portanto, veja algumas possíveis situações, e como se preparar para essa nova etapa!


1.Encontre o ângulo certo


Uma segunda entrevista é também uma oportunidade de mostrar o quanto o seu perfil e suas habilidades combinam com a vaga. Por isso, é importante que você pense bem a respeito das suas experiências anteriores. Talvez ter trabalhado em uma startup tenha sido útil para desenvolver liderança, ou a empresa multinacional tenha te ajudado a exercitar o inglês. Encontrar o ângulo certo, como ao tirar uma fotografia, envolve olhar seu currículo mais a fundo e destacar os pontos que te tornam um forte competidor nessa disputa.


2. Argumentando de forma profissional

Durante a segunda entrevista, seu potencial empregador quer saber se a pessoa que está entrevistando é a mesma que está representada no currículo e se consegue transferir aprendizado e habilidades de um emprego para outro. Esteja pronto para falar especificamente sobre seu histórico profissional. Espere por perguntas como “se você conseguir o emprego, o que fará no primeiro ano para se estabelecer?”, e responda honestamente a cada uma delas.



3.Responda as perguntas de forma completa

É importante lembrar se na primeira entrevista você não conseguiu responder totalmente a alguma pergunta, ou se o recrutador mencionou que gostaria de cobrir mais algum tópico do seu currículo se tivesse mais tempo. Prepare-se e dê respostas mais completas na segunda entrevista.

4.Mostre o seu entusiasmo

Falando sobre inteligência emocional, o entusiasmo é um componente essencial que deve existir em seu discurso, já que promove conexão interpessoal entre você e o recrutador.

Se você estiver realmente interessado na vaga, não tenha medo de mostrar. Comente sobre os pontos positivos que observou durante a primeira entrevista. Curtiu o modelo de negócio? Identificou-se com a cultura da empresa? O time parece ser super engajado? Deixe o recrutador saber o que realmente te atrai na proposta. Mas lembre-se de segurar a ansiedade, ok?


5. Cuidado com as perguntas hipotéticas

“Se você estivesse preso em uma ilha deserta, que tipo de comida você gostaria de ter? Por quê?” Alguns empregadores gostam de fazer essas perguntas diferentes para ver como os candidatos as responderiam. Essas questões testam a capacidade de solucionar problemas e revelam um pouco da personalidade de cada profissional.


6. Apresente suas dúvidas

Na sua segunda entrevista, você terá a chance de fazer perguntas que você não fez da primeira vez. Isso é bom porque você pode ter dúvidas conforme vai estudando e aprendendo sobre a empresa, os funcionários e o trabalho em si. Escreva as perguntas que quer fazer enquanto se prepara para a segunda entrevista.


7. Conheça sua pretensão salarial

Faça uma pesquisa e esteja bem informado sobre quanto o mercado de trabalho está disposto a pagar para um profissional com as suas qualificações. É importante que você esteja preparado para uma negociação salarial a qualquer momento durante a entrevista. Conhecer sua pretensão salarial te ajuda a passar uma impressão de segurança e, consequentemente, aumenta suas chances de conseguir o que deseja.



8. Próximas etapas do processo seletivo

No final da segunda entrevista, espere que o recrutador sinalize sobre as próximas fases do processo e quando ele deve entrar em contato. Ele também pode fazer uma proposta neste momento. Se esse for o caso, não é preciso que você dê a resposta imediatamente, a não ser que tenha certeza de que quer o emprego. De outra forma, diga que precisa de algum tempo e dê um prazo para responder. Se ninguém mencionar os próximos passos, pergunte quando eles entrarão em contato.




37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo