O que o profissional deve considerar ao avaliar uma proposta de emprego



Receber uma oferta de contratação é sempre uma alegria. No entanto, isso também significa que você vai ter que pensar com calma antes de aceitar ou rejeitar a oportunidade. Afinal, é melhor evitar uma decisão precipitada da qual você pode se arrepender mais tarde.


Sabemos que, hoje, com tantos indivíduos desempregados em nosso país, muitos se dão por felizes apenas pelo fato de conseguirem uma oportunidade profissional, seja ela qual for.


Mas o que vai fazer com que essa experiência seja agradável e duradoura são pontos que devemos estar atentos no processo seletivo, como os valores e a cultura da empresa, além do perfil do gestor direto, por exemplo.



Compensação financeira


Não se fixe no número, mas no real valor que o salário oferecido pode lhe proporcionar. Você considera a quantia satisfatória para o papel que irá desempenhar? Ela será suficiente para cobrir os seus gastos? Se a remuneração proposta não estiver dentro do que você espera, é possível negociar com seu futuro empregador? Estas são algumas das questões a ponderar antes de aceitar uma oferta de emprego, do ponto de vista financeiro.


Pacote de benefícios


Avalie as facilidades e benefícios oferecidos na proposta de contratação. Esse pacote pode representar um valor adicional a ser somado ao montante do salário. Seja pela qualidade do plano de saúde, auxílio com transporte, alimentação e até cursos.


Procure saber todos detalhes com clareza para determinar o quanto esses benefícios serão interessantes no seu caso e quanto você precisará contribuir para ter direito a eles.


Compromisso diário


Considere o trânsito no horário em que você precisa estar a postos e faça o cálculo do tempo de locomoção até a empresa. É importante somar isso à quantidade de horas de trabalho, além dos gastos com transporte público ou gasolina e estacionamento, se você for de carro.


Caso você tenha a possibilidade de trabalhar de casa por um ou mais dias, faça as deduções correspondentes.


Ambiente de trabalho


Assim como a empresa avalia o profissional que está no processo seletivo, os candidatos também podem e devem fazer uma avaliação mais profunda da companhia antes de ingressar na equipe.


Você já deve ter pesquisado a cultura da empresa ao se preparar para a entrevista de emprego, certo? Chegou o momento de retomar o tema e dar uma atenção especial ao local onde você vai passar boa parte dos seus dias. Você está em sintonia com os valores e a missão da empresa? Você ficará à vontade em seu espaço de trabalho? Pense também na interação com seus colegas e superiores, as pessoas com quem você vai conviver por ali.


Pode ser que você não consiga adiantar exatamente como será o seu dia a dia no trabalho, mas com esses critérios dá para formar um bom panorama do lhe espera caso haja a contratação.


Quando terminar essa análise, procure olhar para dentro de si e focar nos critérios pessoais.



Decida com cautela


A melhor maneira de avaliar uma proposta de emprego é entender a fundo tudo o que faz parte do pacote. Por mais que você não queira recusar a oferta, é importante contrastar cada critério com aquilo que você espera para o seu futuro profissional — até para ter mais segurança para se decidir. Dedique-se a isso antes de dar a sua resposta!


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo