Para um líder, confiança e credibilidade são tão necessárias quanto água e comida

Para um líder, confiança e credibilidade são tão necessárias quanto água e comida

Líderes eficazes sabem que fingir ser onisciente é a melhor maneira de perder a confiança de sua equipe e prejudicar sua eficiência. Em vez disso, eles praticam a liderança servidora e capacitam sua equipe. Eles são as velas de ignição de suas equipes.

Grande parte da população foi criada com uma certa ideia do líder ideal. Uma figura parecida com um pai dizendo aos membros de sua equipe (também conhecidos como “filhos”) o que fazer, quando fazer e como. Essa imagem está presente em múltiplas culturas, mas talvez ainda mais em culturas altamente hierarquizadas.

Essa imagem está completamente errada e pode ser perigosa. Se esse líder do tipo “o pai sabe mais” alguma vez foi o caminho para a liderança eficaz, ele morreu com a ascensão da economia do conhecimento. Desapareceu quando o mundo se tornou tão complexo que ninguém em sã consciência podia sequer fingir que sabia tudo.

A liderança servidora é o caminho para a eficiência. Isso começa com a humildade necessária para reconhecer que você não tem todas as respostas. Fingir saber de tudo é a maneira mais segura de perder credibilidade e eficácia.

Destruir sua credibilidade é a maneira mais certa de um líder perder a confiança de seus subordinados. Escondendo o fato de que a empresa está passando por momentos difíceis? Tentando mostrar um rosto corajoso diante de um desafio, afirmando que você sabe exatamente como enfrentá-lo, enquanto no fundo do coração você sabe o contrário?

Você pode sentir que está fazendo um favor aos membros de sua equipe, que você precisa ser a rocha deles no meio de um mar tempestuoso. Não importa quão bem-intencionados sejam esses esforços, os funcionários, um dia ou outro, perceberão isso. Eles vão detectar que você realmente não sabe do que está falando, que realmente não está tudo bem.

Em outras palavras, você prejudicará sua credibilidade. Quando o líder não é confiável, os funcionários não confiam nele. É quando eles começam a adivinhar cada movimento. Você pode dizer: “Não se preocupe, tudo ficará bem desde que você siga o plano”. Mas eles ouvem: “Um cego está me levando à beira de um abismo”. Quando isso acontece, prejudica sua capacidade de liderar de forma eficaz. Nos esportes, é quando o técnico “perde o vestiário”. Algo semelhante acontece no mundo corporativo. Os membros da equipe são cérebros.

Hora de tratá-los de acordo. Líderes eficazes entendem um conceito simples: os membros de sua equipe são cérebros e eles os tratam de acordo. O valor dos funcionários, mesmo os manuais, reside diretamente em seus cérebros (que controlam as mãos).

Cérebros são muitas coisas. Entre outros:

– Eles são um repositório de conhecimento.
– Eles são uma enciclopédia ambulante com informações sobre o mundo, a indústria e como realizar certas tarefas de forma eficaz.
– Eles são um motor analítico. Quando confrontados com desafios específicos, eles entram em ação e analisam o que está acontecendo com base em experiências anteriores.
– Eles se ressentem das emoções. Estes muitas vezes tendem a ser descartados como nada além de um incômodo. E, de fato, as emoções podem piorar as coisas. Mas aqui está um segredo: eles também podem ser um tremendo fator de multiplicação quando otimizados.
– Eles crescem com o tempo. Eles não são estáticos. Eles continuam evoluindo e se reinventando. Isso tem impactos profundos na liderança eficaz.

Os sábios entre nós sabem disso e agem de acordo. Um líder eficaz é um catalisador para redes cerebrais. O líder eficaz procura entregar resultados, efetuar uma mudança no mundo ou dentro de uma organização que não ocorreria se ninguém agisse.

Eles tentam fazê-lo da melhor maneira, mais rápida e mais econômica. Eles sabem que são o catalisador no meio de uma rede de cérebros. Seu trabalho número um é recrutar o conjunto certo de cérebros para uma tarefa, cada um trazendo valor para a mesa.

Eles precisam garantir que todos esses cérebros falem uma linguagem mutuamente compreensível e que as conexões ocorram. Eles sabem que não podem saber tudo, que seus companheiros às vezes saberão melhor do que eles.

Na verdade, eles esperam que os membros da equipe às vezes tenham ideias e planos melhores. Eles não consideram isso um desafio à sua autoridade. Pelo contrário, eles entendem que o surgimento dessas conexões dinâmicas diz muito sobre a qualidade de sua liderança.

Que os membros da equipe são muito mais propensos a respeitar alguém com integridade intelectual para reconhecer suas limitações – e um bom ouvinte. Líderes eficazes também têm em mente a importância do moral, que com as políticas e ações corretas, um senso de missão se estabelecerá.

Isso multiplicará a eficácia da equipe e ajudará seus cérebros a crescer ao longo do tempo, levando a um círculo virtuoso para a organização. Acima de tudo, o líder sábio sabe que tentar substituir seu cérebro por outros controlando cada ação que sua equipe empreende é fútil e contraproducente – que é a melhor maneira de matar a eficiência e enlouquecer no processo.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress