Por que competências comportamentais são cada vez mais valorizadas?



Como já vem ocorrendo nos últimos anos, a tendência geral é de que as competências comportamentais – as chamadas soft skills – continuem ganhando mais destaque nas contratações que vêm por aí. Confira por que as soft skills são tão importantes para os empregadores e quais delas devem ser mais demandadas nas contratações.



As competências comportamentais geralmente estão relacionadas à sua capacidade de se relacionar com outras pessoas no ambiente de trabalho e também à forma como você consegue (ou não) trabalhar sob pressão e se adaptar a mudanças.

Esse tipo de competência é cada vez mais valorizado por empresas do mundo todo porque a maior parte delas já considera que seja mais difícil, por exemplo, treinar a capacidade de um profissional trabalhar em equipe (que é uma competência comportamental) do que ensinar a ele um novo idioma (que é uma competência técnica).


Competências mais importantes em 2021


Muitas das competências mais importantes em 2021 serão aquelas que tivemos de desenvolver no susto em 2020, com a chegada da pandemia que obrigou o mundo todo a se adaptar a uma realidade de trabalho totalmente diferente da que tínhamos até então.

Confira a seguir quais soft skills devem estar em alta no mercado de trabalho nos próximos meses.


1. Aprendizado contínuo


Em 2021, as empresas vão valorizar ainda mais quem tem curiosidade e disposição para nunca parar de aprender. A chamada competência de aprendizado contínuo – ou aprendizado ágil, como também é chamada – é o que faz um profissional se adaptar às mudanças que as empresas devem promover o tempo todo para continuar competitivas. Ou seja, é preciso desenvolver essa competência comportamental para sempre atualizar suas competências técnicas, que envelhecem cada vez mais rápido.


2. Pensamento crítico


A capacidade de pensar criticamente já vem sendo valorizada nos últimos anos porque as empresas querem pessoas que de fato possam analisar cenários e buscar soluções. Em 2021, ela deve ser ainda mais crucial, já que o mundo pós-Covid continuará exigindo que as empresas enfrentem desafios e que suas equipes sejam inovadoras e criativas na solução de problemas.


3. Resiliência profissional


Resiliência é a capacidade de um profissional se manter “inteiro” (e produtivo) apesar da pressão e dos desafios que encontra pelo caminho. Ela está entre as competências mais importantes em 2021, ganhando ainda mais destaque. Empresas querem pessoas dispostas a vencer obstáculos e seguir em frente.