Quais as principais características do profissional bem-sucedido?

Quais as principais características do profissional bem-sucedido?

Não importa a área em que você atue, uma questão é certa: a elevada concorrência no mercado de trabalho. Então, o que fazer para se destacar? Em outras palavras: como se tornar um profissional de sucesso?

Ser bem-sucedido significa construir uma carreira ascendente, em que você realize um trabalho de qualidade, cause uma boa impressão na equipe e contribua, de fato, para os bons resultados de um negócio (seja sua própria empresa ou como colaborador). Mas, acima de tudo, é também atingir a satisfação pessoal em sua profissão.

Não há fórmula mágica para uma trajetória bem-sucedida, mas, analisando o histórico e o perfil de pessoas que trilharam um ótimo caminho profissional, é possível descobrir as qualidades presentes na maior parte delas. Continue a leitura e confira quais são!

Inteligência emocional

A primeira característica para ser um profissional bem-sucedido é desenvolver a inteligência emocional. Trata-se da capacidade de entender os próprios sentimentos e, também, os das pessoas que o cercam. Dessa forma, é possível controlar os impulsos, ou seja, “respirar fundo” antes de dar uma resposta que pode não ser a mais adequada no trabalho.

É alguém que conhece as próprias emoções, pode antecipar cenários e, assim, saber quando é hora de se afastar de alguma situação que possa trazer algum prejuízo para sua carreira. Outro ponto importante de desenvolver essa competência é cultivar um bom relacionamento interpessoal. São pessoas empáticas, ou seja, sabem se colocar no lugar do outro e entendem suas dificuldades. Além disso, conseguem trabalhar bem em grupo, ouvem os colegas e respeitam pontos de vista divergentes. Por fim, a inteligência emocional também permite ao profissional ter uma visão mais positiva, mesmo em situações adversas.

Proatividade

Sabe aquele tipo de indivíduo que, geralmente, toma a iniciativa na hora de fazer as coisas e não espera que ninguém o dê ordens para realizar aquilo que deve ser feito? Pessoas assim são consideradas proativas — e essa característica se repete na maioria dos profissionais de sucesso.

“Isso não é minha responsabilidade, então não vou fazer”. É comum ouvirmos tal frase no dia a dia, não é? Mas esses dizeres certamente não partem de profissionais proativos. A proatividade faz com que o indivíduo enxergue oportunidades nos lugares em que os demais veem apenas obstáculos. E isso colabora para que ele assuma maiores responsabilidades e riscos, aprenda muito mais e, claro, se destaque. Todavia, lembre-se de que ser proativo não é, definitivamente, o mesmo de ser workaholic, ou seja, viciado em trabalho. Os profissionais indispensáveis costumam ter uma percepção aguçada sobre o que precisa ser feito.

Ética

A ética é o conjunto de normas e preceitos morais que orientam uma pessoa a viver em sociedade. É um conceito que deve ser levado para o trabalho, independentemente de sua área de atuação. Ser ético é adotar alguns princípios na relação com outros colegas, o público e instituições. É ter uma postura que norteie seus atos e honre sua profissão.

Humildade

A humildade faz parte da personalidade de um profissional de sucesso, à medida que o ajuda a lidar melhor com as críticas e seus próprios fracassos. Mas ser humilde também é essencial àquele que busca por uma carreira sólida e ascendente. Essa qualidade o ajudará a ouvir sugestões, conselhos, dicas e ensinamentos que podem colaborar para seu crescimento e amadurecimento. Por fim, lembre-se de que a humildade é fundamental não somente no âmbito profissional — e, por esse motivo, precisa ser desenvolvida por todos, junto à busca contínua por conhecimento, simplicidade, maturidade e gentileza.

Liderança

Quer ser um profissional de sucesso? Comece a exercer a liderança. É importante ter um comportamento que inspire e motive sua equipe, de modo a melhorar a produtividade e trazer harmonia para o ambiente organizacional. O líder é aquele que tem uma boa comunicação — consegue transmitir suas ideias com clareza, é bom negociador e entende a importância da colaboração dos colegas para trazer novas ideias.

Persistência

Tem muita gente que, diante do primeiro fracasso, fica desmotivado ou desiste de seguir em frente na área que escolheu. Para brilhar na profissão, é fundamental ter persistência. Entenda que os erros, dificuldades e feedbacks negativos vão fazer parte da sua rotina e que isso deve servir sempre de aprendizado. Dessa maneira, se você tem uma ideia, como abrir o próprio negócio, não desista de empreender. Os riscos existem, mas, com bastante dedicação e investimento em qualificação, o sucesso ocorre naturalmente.

Comprometimento

Sabe aquela ideia de que a pessoa só vai trabalhar porque recebe um salário no final do mês? Claro que exercemos uma profissão para ter um rendimento, mas não é só isso que deve nortear seu trabalho. É necessário ter comprometimento, ou seja, se envolver em seus projetos, com os objetivos da empresa e, também, com a equipe. Dessa forma, você enxerga um propósito maior no seu emprego, entendendo que, ao trabalhar com empenho, pode fazer a diferença na área em que atua.

Criatividade

As empresas buscam profissionais criativos, que consigam inovar — quer dizer, “pensar fora da caixa”. Por isso, não tenha medo de discutir ideias e expor o que pensa. Nesse processo, é possível descobrir novas soluções, fazendo o negócio onde trabalha despontar no mercado.

Flexibilidade

O mercado é altamente dinâmico, com técnicas e inovações que surgem a todo momento, adaptando e aperfeiçoando processos. Com isso, transforma-se, também, o jeito de trabalhar, e o profissional do futuro precisa ser flexível e estar pronto para todas essas mudanças. Essa versatilidade vai permitir, ainda, que ele esteja pronto para assumir novos desafios e se arriscar em segmentos diferentes.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress