Quais os motivos de bons funcionários pedirem demissão?




Quando bons funcionários pedem demissão, a empresa é diretamente prejudicada, pois seu desligamento interrompe o andamento de projetos e aumenta os custos com encargos trabalhistas. Muitos não compreendem por que alguns colaboradores não querem mais trabalhar em determinada corporação. Mas a resposta é simples! Falta de estímulo, de motivação, de perspectiva e sobrecarga de trabalho, enfim, a lista de problemas é bem extensa. E mais, na grande maioria, são falhas geradas por chefes, líderes, gestores.


“Os gerentes tendem a atribuir o grande volume de saídas a problemas esporádicos e fogem do real motivo: as pessoas não deixam seus postos de trabalho, elas deixam seus chefes”, afirma Travis Bradberry, em matéria publicada no Business Insider.


Em geral, bons funcionários são sobrecarregados com trabalho, pois são hábeis e competentes no desempenho de suas funções. Entretanto, quando se aumenta o número de funções de um colaborador, deve-se aumentar o seu status na empresa. Promoção, aumento salarial, cargo mais elevado, tudo isso pode estimular o funcionário a querer sempre mais e o melhor para a empresa.


Caso contrário, a sobrecarga de trabalho será vista por ele como punição, fazendo com que peça demissão no futuro. Por isso, você, gestor de pessoas, precisa reavaliar suas estratégias, para estimular funcionários competentes e capazes.


Uma estratégia excelente é a boa comunicação com a equipe. Principalmente se nela há funcionários com alto grau de desempenho. Por isso, faça elogios (contanto que sejam sinceros), promova ou dê aumento para os que colaboram com o crescimento da corporação. Tudo isso é uma forma de reconhecer o bom trabalho e o esforço de todos. Sem falar que a performance de seus colaboradores sempre estará acima da média.


Mas tenha bastante cautela ao promover funcionários. Muitas vezes, pessoas erradas são promovidas e isso pode ser um insulto aos que trabalham duro para gerar bons resultados para a empresa. Lembre-se de que bons funcionários deixados de lado em troca de funcionários promovidos inadequadamente sairão da empresa assim que tiverem chance.


É importante que chefes, líderes, gestores valorizem o talento de seus funcionários. Colaboradores com alta performance querem atenção, desejam ser ouvidos e buscam contínuos feedbacks. Com isso, certamente eles não pedirão demissão e estarão sempre dispostos a vestir a camisa da empresa.

87 visualizações0 comentário