Quais são as vantagens de apostar em um recrutamento pautado em diversidade geracional?




Quando a empresa aposta na diversidade geracional, valorizando a diferença, as pessoas passam a se sentir mais confortáveis para se expressar, o que ajuda a aumentar o nível de criatividade e inovação na companhia.


Esse fato merece muita atenção, pois colabora para a originalidade dos produtos e serviços. Assim, quanto mais diversificado o ambiente e quanto maior a harmonia entre as pessoas, melhor as ideias transitam entre colaboradores — fator essencial para promover a inovação no negócio. Confira alguns benefícios da diversidade nas empresas.



1. Aumento da criatividade organizacional

O aumento da criatividade organizacional é a primeira delas. Entenda que, ao proporcionar um espaço em que as diferenças são valorizadas, as equipes de trabalho se sentirão mais livres para exprimir a genuinidade e a autenticidade de seus integrantes.


Essa é uma questão importante, visto que contribui para a originalidade das produções. Quando diversificado, o ambiente da companhia promove condições para que novos conceitos e ideias circuitem entre os colaboradores.


Umas das nomeadas entre as 100 líderes mulheres com maior influência na área da gestão de pessoas, Christine Wright diz que a diversidade nas empresas traz um enorme potencial criativo para o negócio. Isso porque nossas experiências nos induzem sobre a maneira como enxergamos os problemas e como os solucionamos.


Quanto mais variado for o time, maior será o número de ideias apresentadas e mais chances a organização terá para obter os resultados que tanto deseja.

2. Inovação

Fruto do aumento da criatividade organizacional, está um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma companhia: a inovação. Um estudo da revista Forbes diz que a diversidade nas empresas é um dos principais impulsionadores da criação de um ambiente inovador: ele também indica que isso é um componente-chave para o crescimento em escala global.


De acordo com a pesquisa, uma força de trabalho diversificada e inclusiva é essencial para as organizações que desejam atrair e reter os melhores talentos, uma questão que fortalece o desenvolvimento de uma cultura de inovação.

3. Redução de conflitos

Em empresas nas quais existe o respeito à diversidade, conflitos tendem a ser bem menores. Isso acontece porque, ao haver uma política saudável de conveniência entre as diferenças, as equipes e os seus integrantes em particular terão mais facilidade para lidar com as divergências que podem ser geradas no decorrer das atividades.


Dessa forma, as opiniões distintas não desencadearão atritos, desentendimentos e/ou rompimentos. Dependendo da situação, essas discordâncias se tornam estímulos para um estabelecimento cooperativo em busca de um consenso maior.

4. Melhoria de imagem do negócio

Um negócio cuja diversidade é valorizada no seu ambiente está cumprindo com o seu papel social, algo de extrema importância para a construção de uma boa imagem. Em suma, se deseja ser bem-vista, a empresa precisa assumir uma postura consciente e de responsabilidade para a sociedade como um grupo.

5. Construção de uma cultura meritocrática

Também é um dos benefícios da diversidade nas empresas a criação de um ambiente no qual os colaboradores são incentivados a dar o seu melhor. Estamos falando, nesse caso, da implantação (indireta, mas parcialmente voluntária) de uma cultura meritocrática.


A visão da meritocracia leva os profissionais para o caminho da alta performance, em que algumas questões, como idade, sexo, nacionalidade, etnia e deficiência, são secundárias. O que realmente importa é a capacidade de cada um somada à qualidade e a eficiência dos trabalhos.


Um espaço profissional que adota o verdadeiro mérito como ponto de crescimento e chance de novas oportunidades é aquele, idealmente, em que as melhores ideias são implementadas, e as melhores pessoas, promovidas.


A diversificação é um aspecto que está diretamente associado a esse valor, pois, quando existente de maneira pura, há um ótimo sinal de que o princípio da meritocracia é aplicado.

6. Alcance de melhores resultados

A consequência das vantagens citadas até aqui não poderia ser outra que não o alcance de melhores resultados gerais. O motivo é simples: em um espaço no qual a diversidade é promovida, a companhia proporciona uma atmosfera acolhedora, colaborativa e estimulante.


Os profissionais se sentem mais motivados e engajados para a realização de suas tarefas. Ao aumentar a qualidade de vida dos funcionários, não há a menor dúvida de que os afazeres serão entregues com maior efetividade.


Antes de finalizarmos este artigo, não podemos esquecer de dizer que a criação da diversidade nas empresas exige um esforço consciente. Nessa linha, é necessário desenvolver uma política que respeite a igualdade das oportunidades.


Em outras palavras, o negócio deve se tornar um empregador de oportunidades iguais para transmitir aos candidatos minoritários que eles são muito bem-vindos: é preciso estabelecer o apreço às distinções como parte dos seus valores centrais, assim, todos saberão que elas não estão presentes somente em iniciativas isoladas.


No momento das contratações, seja transparente quanto aos critérios. Isso é importante para que todos enxerguem que as diligências com a diversificação não são projetadas para um público arbitrário, mas para as minorias igualmente qualificadas para uma determinada vaga de emprego, por exemplo.


Por fim, cabe a observação acerca do desenvolvimento de programas de inclusão, principalmente se a diversidade ainda não está bem presente na sua empresa. O aspecto a ressaltar, aqui, é que parte dos profissionais (muitos deles com ótimas capacidades) não acha seu espaço em virtude das dificuldades encontradas para se sentirem, de fato, incluídos.


Tudo isso deixa a seguinte mensagem: a diversidade nas empresas é benéfica para todas as partes, pois tanto os colaboradores quanto os empregadores só têm a ganhar!




13 visualizações0 comentário