Quais são os principais desafios de um líder?

Quais são os principais desafios de um líder?

A liderança é um grande passo para um profissional, mas são diversos os desafios de um líder. Estar preparado para traçar essa jornada com resiliência também faz parte das competências de um bom líder e, para isso, o desenvolvimento contínuo é fundamental.

Se você ocupa hoje uma posição de liderança, é bem provável que você tenha superado uma série de obstáculos até chegar onde você está. No entanto, sempre haverá desafios à frente de um líder; a questão é como você os transpõe.

Hoje em dia, o que é mais desafiador para os líderes nas organizações? Quais são os principais desafios?

Quando falamos em liderança, uma coisa é certa: o papel do líder é fundamental para os resultados da organização. E, por isso, também é certo que o trabalho do líder não é nada fácil. Tirar planos do papel e fazer acontecer é uma grande responsabilidade!

Nessa jornada, muitos líderes, sejam novatos ou de longa data, cometem erros que comprometem a perenidade da organização. E alguns dos principais são:
– Alto foco em tarefas e baixo foco em desenvolver pessoas;
– Falta de transparência e de relações de confiança;
– Dificuldade em alinhar a equipe às estratégias da organização;
– Centralização de processos e tarefas;
– Baixa atenção ao engajamento e motivação da equipe.

Essas práticas são muito comuns em líderes de qualquer segmento e, por menores que possam parecer, podem comprometer a empresa de diversas formas.

Uma liderança onde predominam esses comportamentos, apresenta: Turnover, falta de engajamento, hipercompetitividade, falta de alcance de resultados, retrabalho, centralização, falta de autonomia, entre outros problemas que afetam a produtividade e segurança psicológica dos colaboradores.

E a lista só aumenta! A longo prazo, ambientes de trabalho com essas características se tornam tóxicos e comprometem o desenvolvimento de pessoas e o crescimento da sua organização.

Como se tornar um líder de sucesso? Em um cenário onde as coisas mudam a todo momento, um bom líder é o que se mantém firme diante das adversidades. E, para isso, comportamentos inadequados devem ser transformados. Algumas questões podem ajudar a refletir sobre a liderança da sua organização.

Então, procure compreender se o líder:
– Empodera as pessoas para tomarem decisões;
– Costuma dar feedbacks constantes aos liderados;
– Tem em mente qual o seu propósito como líder;
– Valoriza o erro inédito para a aprendizagem;
– Demonstra-se disponível para ouvir as pessoas.

Seguindo os exemplos , um líder verdadeiramente preparado e alinhado às estratégias do negócio tem como boas práticas:
– Criar sucessores para garantir a perenidade da organização;
– Dar e receber feedbacks constantes, fortalecendo a relação entre a equipe;
– Ter senso de propósito e mobilizar a equipe para um objetivo em comum;
– Desenvolver pessoas e dar autonomia;
– Inspirar pessoas e motivá-las em seus trabalhos.

Então, além de identificar os desafios, é preciso tomar atitudes para que a liderança seja a impulsionadora do negócio e não o contrário. Afinal, verdadeiros líderes são aqueles capazes de mobilizar times para um objetivo em comum, inspirar e encorajar pessoas.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress