Quais são os principais passos para se dar bem em um processo seletivo a distância?

Quais são os principais passos para se dar bem em um processo seletivo a distância?

A experiência do processo seletivo virtual está cada vez mais comum no mercado de trabalho. Muitos ainda não passaram por isso, mas a prática deve se tornar cada vez mais frequente. As tecnologias oferecem tantos recursos que as empresas acabam conseguindo otimizar diversas tarefas com essas facilidades. A pandemia também contribui para acelerar esse processo, já que os encontros presenciais ficaram mais restritos. De qualquer forma, fazer pelo menos uma parte do processo virtualmente vale muito a pena!

A questão é: como se preparar para esse novo contexto? Se você quer se sair bem nessa, confira algumas dicas:

1. Explore o seu marketing pessoal
Empresas que fazem processos virtuais provavelmente valorizam e apostam em recursos digitais. Isso indica que você também precisa cuidar desses detalhes para fazer um bom marketing pessoal. Dois exemplos práticos são atualizar suas redes sociais (especialmente o LinkedIn, que é muito utilizado no meio profissional) e preparar um bom currículo online. Sabendo que o mercado é muito competitivo, não perca as oportunidades de “se vender” e tentar alavancar sua carreira.

2. Sempre faça o dever de casa
A facilidade não pode ser acompanhada de um certo descaso. Você deve se preparar e ficar preocupado (não de um modo negativo) com o processo seletivo virtual do mesmo jeito que ficaria se ele acontecesse presencialmente. Seu dever de casa é estar pronto para passar por todas as etapas com sucesso. Por exemplo, fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa e seu mercado de atuação costuma ser muito importante para construir suas falas. Além disso, uma boa dose de reflexão e autoconhecimento vão ajudar nas respostas pessoais.

3. Seja pontual
Não deixe tudo para a última hora já que basta “sentar na cadeira e ligar o computador”. Organize os seus horários para estar pronto pelo menos com dez minutos de antecedência. Um erro cometido por muitas pessoas que não seguem esse conselho é verificar algum problema técnico nos equipamentos ou na conexão da internet. Imagine o pânico de um contratempo desse bem na hora marcada? Lembre-se de conferir tudo antes para evitar surpresas desagradáveis, inclusive que possam comprometer a sua participação no processo. E, claro, coloque um despertador para estar online exatamente no horário definido pela empresa!

4. Tenha cuidado com interrupções
A escolha do ambiente para participar de algo tão importante quanto uma entrevista de emprego é outro ponto fundamental. Ainda mais porque é comum ter que ligar a câmera para que as pessoas possam ver cada candidato. O que priorizar para não ter problemas? Seguem nossas recomendações: boa iluminação; ambiente organizado; fundo neutro; tranquilidade. Se você estiver em um local com outras pessoas, estabeleça um combinado com elas para que não haja interrupções e barulho durante seu compromisso. O ideal é que você foque totalmente o processo e que nada atrapalhe sua participação.

5. Não desvie o olhar da câmera
Uma das maneiras de demonstrar seu interesse em conquistar a vaga de emprego é focando toda a sua atenção no processo, certo? Isso quer dizer que você deve se desligar de todo o resto e manter o olhar fixo para a câmera, além de responder a tudo que for pedido durante a sessão. Existem pessoas que ficam jogando no celular, conferindo as redes sociais, lendo notícias, observando o que está ao seu redor etc. Fazer qualquer outra coisa não é uma boa ideia e pode prejudicar seu desempenho. Esteja completamente disponível e evite distrações.

6. Cuide da sua aparência e comportamento
Na maioria das vezes, não há grandes exigências relacionadas à estética para comparecer a esse tipo de reunião virtual. Isto é, as empresas não exigem um traje formal ou outros detalhes específicos. Quando os encontros são presenciais, é comum que a gente tenha que se preocupar mais com isso. Mesmo assim, não deixe de prezar pela sua aparência no vídeo, o que vai ajudar muito a passar uma boa impressão. Arrume-se como se estivesse indo para o trabalho e nada de aparecer com uma roupa desleixada ou com o cabelo despenteado! Um comportamento simpático também é capaz de contar pontos a seu favor. Outro ponto de atenção deve ser a linguagem utilizada. Muita gente acaba adotando uma postura informal demais por estar em casa, mas é bom ter cuidado com as palavras.

Compartilhe este post

Posts Relecionados

plugins premium WordPress