top of page

Qual a importância da diversidade nas organizações?



A diversidade e inclusão nas organizações significa que a empresa tem em seu quadro de funcionários pessoas de diversas características. Pessoas de diferentes etnias, gêneros, idade, raça , cultura, religião que fazem parte da empresa.

A diversidade no local de trabalho sempre foi um dos tópicos mais discutidos no mercado de recursos humanos, mas nos últimos anos tornou-se uma meta importante para muitas empresas.



O que significa a diversidade no ambiente de trabalho?


Nossa sociedade é altamente diversificada. São várias etnias, pessoas com deficiência, grupos LGBTQ, homens e mulheres. Assim, não é possível fechar os olhos para essas variedades. É preciso aceitar os profissionais como eles são e favorecer o aprendizado com as diferenças.


A diversidade no ambiente de trabalho significa o desenvolvimento, por parte da organização, de uma postura madura diante da pluralidade da nossa sociedade. Isso significa acolher os colaboradores nas suas diferenças e apoiar a inclusão e a tolerância com as multiplicidades culturais.


Importância da diversidade nas empresas


Diversidade no local de trabalho é algo que as empresas têm se esforçado cada vez mais para alcançar.


Vale ressaltar que a diversidade no local de trabalho possui diversos benefícios nos resultados finais de sua empresa .


Assim, a diversidade no local de trabalho não é apenas uma moda politicamente correta – é uma vantagem competitiva séria. Empresas com um ambiente de trabalho mais diversificado superam seus concorrentes e alcançam maiores lucros!


Quais os benefícios da diversidade nas empresas?


Redução dos conflitos


Em organizações em que há uma cultura de respeito à diversidade, os conflitos são bem menos recorrentes. Como há uma política de boa convivência entre as diferenças, os colegas de trabalho podem ter mais facilidade para lidar com divergências entre eles. A política de respeito e tolerância estimula a capacidade de escuta e de buscar acordos dos profissionais.


Dessa forma, diferenças de opinião não desencadeiam em desentendimentos, rompimentos ou atritos. Elas são estímulos para a formação de uma construção cooperativa e para a busca de um consenso.


Diferentes perspectivas


A diversidade no local de trabalho garante uma variedade de perspectivas diferentes.

Como a diversidade no local de trabalho significa que os funcionários terão características e origens diferentes, eles também têm mais probabilidade de ter uma variedade de habilidades e experiências diferentes.


Consequentemente, os funcionários de uma empresa com maior diversidade de locais de trabalho terão acesso a uma variedade de perspectivas diferentes, o que é altamente benéfico quando se trata de planejar e executar uma estratégia de negócios.


Diminuição da rotatividade


Quando há muita exclusão na equipe devido às dificuldades de convivência com diferenças, é comum acontecerem desligamentos da empresa. Às vezes, por não suportarem a dinâmica de segregação entre os colegas, alguns membros do time preferem sair do emprego.


Esse processo é muito problemático. Equipes intolerantes tendem a ter um alto índice de rotatividade porque os profissionais não dão conta da exclusão.


Com um grupo diversificado e que acolhe as diferenças, os colaboradores se sentem mais seguros e acolhidos. Isso contribui para a cooperatividade e o senso de pertencimento. Assim, o turnover é bem menor na companhia.


Melhores contratações


A diversidade em uma organização faz com que ela se torna mais atraente para os profissionais. É um recurso benéfico que acaba atraindo diversos talentos para empresa, o que faz que a os recrutadores terão diversos candidatos com muitas histórias e visões diferentes participando de seus processos seletivos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor, 67% dos entrevistados disseram que uma empresa que possui um quadro de colaboradores diversificados é um fator muito importante quando se considera ofertas de emprego.

48 visualizações0 comentário
bottom of page