QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER SEGURANÇA NO TRABALHO?





Em suma, a Segurança no Trabalho, nada mais é do que um conjunto de medidas adotadas que visão minimizar os acidentes de trabalho. Assim como diminuir as doenças ocupacionais, proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos funcionários.


Com base em números alarmantes sobre acidentes ou doenças diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho, muitas empresas se conscientizaram quanto a importância de se investir na segurança no trabalho. Todavia, este crescimento ainda está muito longe de ser o suficiente.


Sabendo qual a importância de ter segurança no trabalho e a colocando em prática, é possível inclusive aumentar a produção. Uma vez que, um ambiente mais seguro e agradável possibilita a realização dos trabalhos de forma mais organizada, produzindo mais e com maior qualidade.


QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER SEGURANÇA NO TRABALHO? – VANTAGENS E BENEFÍCIOS


No geral, assim que as novas normas de segurança no trabalho são implementadas, pode-se observar uma grande diminuição (ou eliminação) dos riscos existentes durante a execução de determinadas tarefas. Logo, saber qual a importância de ter segurança no trabalho e implementá-la, promove diversos benefícios para empregado e empregador. Como por exemplo:


DIMINUIÇÃO DOS RISCOS DE ACIDENTES NO TRABALHO


Basicamente, quando uma empresa investe em equipamentos e procedimentos mais seguros, ela também está evitando lesões e doenças que poderiam acometer seus colaboradores. Principalmente durante a execução de suas funções, que em alguns casos podem ser repetitivas e prolongadas. O que obviamente teriam um custo relevante aos seus empregadores. Assim, uma das vantagens de se ter segurança no trabalho é a prevenção e diminuição nos riscos de acidentes no trabalho.

Em resumo, com a implantação da Segurança no Trabalho, é possível detectar e evitar doenças que surgem lentamente, e em sua maioria, são difíceis de serem caracterizadas. Com por exemplo: lesão por esforço repetitivo, perda auditiva induzida por ruído, asma ocupacional entre outras. Para isso, é importante que a empresa tenha uma equipe especializada no assunto que lhe dará todo o suporte necessário.


RESPONSABILIDADE SOCIAL


Sem sombras de dúvidas, uma organização que preza pela segurança dos seus colaboradores e funcionários, é uma empresa que apresenta maior responsabilidade social. Portanto, as empresas que adotam essas práticas, sabem o quão importante é amparar seus profissionais durante o exercício de suas funções e lhes fornecerem um local de trabalho adequado e seguro.

Bem como lhes proporcionarem ambientes que lhes apresentem boas condições de trabalho. Desta maneira, estes colaboradores, se sentem mais confortáveis e seguros para executarem seus trabalhos de forma satisfatória. Aumentando também a sua produtividade.



FUNCIONÁRIOS MAIS MOTIVADOS


Em geral, equipes que se sentem mais seguras, que dominam e conhecem os procedimentos, costumam ser mais motivadas. Afinal, eles se sentem mais valorizados por terem sua segurança e bem-estar priorizados. O que sem dúvidas, garantem resultados positivos para ambas as partes.


9 visualizações0 comentário