Recolocação profissional: Por onde começar?



Com a atual instabilidade econômica que o país enfrenta, o número de empresas que tiveram que reduzir o quadro de colaboradores é alto. Ficar desempregado pode ser um baque, mas com um pouco de organização e estratégia, se recolocar no mercado de trabalho pode não ser tão difícil quanto parece.


Apesar de alguns encararem esse momento como um fim de um relacionamento, outros enxergam como uma oportunidade de crescimento. Por um lado, é difícil deixar um local que estamos habituados e, às vezes, até acomodados, mas por outro, vale a pena experimentar novos lugares, respirar ares diferentes e ter um novo desafio para se motivar.


A recolocação profissional fica mais fácil e rápida quando você mantém o foco nas atitudes certas e traça um plano detalhado para voltar a trabalhar.


A seguir, confira algumas estratégias que podem te ajudar a manter o foco e traçar um bom plano para voltar a trabalhar ou para mudar de carreira.




O que é recolocação profissional?

Antes de tudo, precisamos entender o que é recolocação profissional. Basicamente, é um processo no qual o profissional procura uma nova oportunidade de trabalho. O indivíduo pode buscar uma recolocação por estar desempregado ou insatisfeito com o cargo atual.

Para começar, é comum que o profissional aposte em uma revisão no currículo, treine para entrevistas, entre em contato com o networking, aposte em marketing pessoal, entre outras ações. Tudo isso objetivando uma reinserção no mercado de trabalho.



Por onde começar? Dicas para conquistar a recolocação profissional

Para tentar te ajudar a conquistar uma recolocação profissional o mais breve possível, separamos 7 dicas incríveis.

1. Reflita sobre a sua carreira

Aproveite o tempo livre para refletir sobre a sua trajetória e os seus objetivos. Pense também se você pretende mudar de carreira ou quer conquistar uma boa oportunidade na sua área de atuação. Além disso, trace os seus pontos fortes e fracos e os seus diferenciais.

O próximo passo é avaliar o que você já possui de qualificações e definir: “o que preciso melhorar?”, “qual ação imediata posso tomar para alavancar a minha vida profissional?". Tente manter uma postura positiva e, acima de tudo, mantenha sempre o foco e a dedicação.

2. Tenha um objetivo em mente

O caminho para conquistar uma recolocação profissional é: definir onde você quer chegar e depois traçar os meios para concluir esse objetivo, além de criar um prazo e cronograma para cada etapa. Resumindo: defina as suas metas e pense em estratégias para alcançá-las.

Tudo isso será importante para guiar os seus passos e conquistar uma recolocação profissional. Afinal, o planejamento é sempre o melhor caminho, uma vez que ele permite que você tenha uma direção e uma visão ampla sobre a sua situação, suas metas e prazos.

Uma boa dica é criar uma lista com as empresas em que você gostaria de trabalhar e avaliar o que precisa ser melhorado para conquistar a vaga sonhada.


3. Organize a sua rotina

Você precisa organizar sua busca por recolocação profissional. Entenda que procurar trabalho não deixa de ser um trabalho, por isso é importante estabelecer uma rotina diária com todas as atividades relacionadas à sua busca por emprego.

Faça uma lista do que será necessário para procurar emprego: preparação e envio de currículos e cartas de apresentação, contatos de networking, entrevistas, entre outras. O ideal é que você organize uma agenda semanal, planejando suas atividades e tendo a disciplina para segui-la.

Não se esqueça de incluir horários para estudar e se atualizar, praticar exercícios físicos e uma atividade de relaxamento, como meditação ou yoga. Você precisa manter-se bem física, mental e psicologicamente. Tudo isso ajuda a causar uma ótima impressão nas entrevistas de emprego que fará.


4. Monte um bom currículo

O seu currículo é uma das principais ferramentas na busca por recolocação profissional. Um bom currículo deve destacar seus pontos fortes e despertar o interesse dos recrutadores.


Aproveite para revisá-lo, relembrando de tudo o que já realizou em sua carreira. A partir daí, você deve ter em mente seu objetivo profissional e determinar quais informações estão alinhadas ao que está buscando.


5. Acione o seu networking

Sabe aquele networking - rede de contatos - que você conquistou ao longo da carreira?! Esse é o momento de utilizá-lo a seu favor. Para isso, entre em contato com antigos colegas de trabalho e amigos influentes e converse sobre a sua disponibilidade.

E porque isso é importante?! Bom, uma indicação pode acelerar o seu processo de recolocação profissional. Além disso, quando qualquer um de seus contatos souber de uma oportunidade adequada ao seu perfil, ele irá te informar e até mesmo te indicar.


6. Utilize as mídias sociais como sua aliada

Outro ponto importante para conquistar a recolocação profissional é estar em dia com o perfil no LinkedIn - uma rede social de negócios. Dentro dessa mídia social diversas empresas e pessoas adicionam, diariamente, novas oportunidades e atualizações.

Você deve aproveitar o espaço para mostrar seus conhecimentos e experiências. Não é à toa que muitos recrutadores avaliam o perfil do profissional no LinkedIn antes de chamá-lo para uma entrevista de emprego. Entre também em grupos de vagas de emprego no Facebook.

7. Prepara-se para a entrevista

Certamente, esse é um dos momentos mais esperados por você. Portanto, é importante se preparar. Antes da entrevista, pesquise sobre a empresa contratante, leia sobre a missão, visão e valores da organização e entenda quais são os diferenciais dela no mercado.

Confie no seu potencial, vista-se de maneira adequada, preze pela pontualidade e treine possíveis perguntas com um familiar ou amigo. Ah! É muito importante não mentir para os recrutadores, assim como, manter a calma.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo