Saúde mental e felicidade corporativa: dupla que deve ser prioridade nas empresas

Saúde mental e felicidade corporativa: dupla que deve ser prioridade nas empresas

O bem-estar e saúde mental do colaborador são pautas que vêm ganhando visibilidade dentro das empresas nos últimos tempos. A pandemia escancarou a necessidade de olhar esses fatores como prioridade dentro da estratégia organizacional. Sendo assim, ter um olhar empático sobre o tema é essencial para a felicidade e o pleno bem-estar dos colaboradores.

Pensando sob a perspectiva dos negócios, colaboradores felizes são mais produtivos. Quais são os benefícios da felicidade corporativa?

1. Diminuição da rotatividade de funcionários e retenção de talentos

Todos conhecemos alguém que por mais que ame o que faz profissionalmente e tenha seu talento reconhecido, deixou de trabalhar na empresa por não estar feliz com as condições de trabalho. A felicidade, o bem-estar, o conforto e o reconhecimento tornaram-se pontos chave da permanência de funcionários nos últimos anos. Esta relação entre os profissionais e as empresas que trabalham tendem a ficar cada vez mais estreitas e com a necessidade de atribuições de responsabilidades mais justas e reais. As pessoas estão procurando por ocupações e instituições que consigam atingir seus níveis de exigência, sendo crucial para a sua estadia e continuidade de trabalho.

Então, se uma empresa não quer sofrer com pedidos de demissão repentinos frequentemente e deseja fortalecer as relações entre funcionários e entre empresa e empregados, basta começar a pensar e fazer o melhor nas condições de trabalho.

2. Produtividade e assertividade de ações

Como já foi pré-anunciado antes, a produtividade e a assertividade são vantagens claras que fazem total diferença para o desempenho geral. Este benefício está diretamente relacionado com o item anterior da lista, já que a retenção de talentos e a diminuição da rotatividade de funcionários em uma empresa, culminam nesses dois fatores. Todos, vivendo diariamente em um ambiente mais receptivo, compreensivo, inclusivo e, sobretudo, positivo, imagine o resultado em se tratando de dezenas ou centenas de funcionários. Por mais que esta relação entre felicidade e produtividade pareça um tanto quanto óbvia, ela só começou a ser percebida pelos gestores, CEOs e diretores nos últimos anos e isso, diante de números expressivos impossíveis de se ignorar.

Apostar na felicidade dos profissionais que fazem o seu negócio crescer é cada vez mais essencial, já que a eficiência dos funcionários reflete diretamente nos resultados e progresso da empresa como um todo.

3. Melhora da imagem da empresa

Sabe aqueles rankings que listam as empresas que são consideradas as mais requisitadas para trabalhar? Estas instituições são, por consequência, as que mais investem em infraestrutura, bonificação, reconhecimento e felicidade para seus funcionários. Os relatos de antigos ou atuais colaboradores é um parâmetro muito seguido para talentos que desejam entrar no mercado de trabalho. É através desse boca a boca e de indicadores pré-estabelecidos que uma empresa começa a melhorar a sua imagem e se torna referência no mercado.

Os profissionais, muitas vezes, passam mais tempo no ambiente de trabalho do que em suas próprias casas, se relacionando mais com seus colegas do que com sua família durante a semana. Tudo isso precisa ser levado em consideração na hora de estabelecer diretrizes de felicidade corporativa e melhorar a imagem da empresa. E claro que nada disso trata de mera aparência. As pessoas, enquanto funcionários, sabem reconhecer quando determinada medida é pensando no seu bem ou somente por demagogia. Por isso é preciso ser o mais transparente possível e verdadeiramente cordial em relação à felicidade corporativa.

4. Aumento do engajamento e participação dos funcionários

Quando as pessoas se sentem bem no ambiente, a tendência é que elas queiram passar mais tempo ali, interagindo com mais facilidade e, consequentemente, se engajando nos eventos e atividades propostos pela empresa. É comum que a dedicação do funcionário cresça e que isso influencie toda a cadeia de colaboradores. A famosa concepção de profissionais que vestem a camisa da empresa e que acabam por tornar-se promotores da marca ou do negócio que trabalham, acontece naturalmente nestas situações. Aumenta a proatividade, o engajamento, a participação ativa e o comprometimento dos funcionários que não querem perder suas posições em empresas que se importam e fazem esforços para promover o melhor.

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