Sucesso profissional: Não deixe a sua carreira estagnar




Muitas pessoas cometem um erro em relação à carreira: elas acreditam que, depois de terminar a faculdade e conseguir um emprego, não é preciso fazer mais nada. Na verdade, esse é apenas o começo. Quem não vai além fica estagnado e não cresce profissionalmente.


E, aos poucos, a falta de promoções e de aumentos de salário causam frustração.

Quer evitar esse cenário pessimista? Então confira 5 dicas para evitar a estagnação profissional:



1. Estabeleça novas metas e desafios para si mesmo


Crescer sem um plano é difícil. Você pode se perder, tentando fazer coisas que não vão ajudá-lo a chegar aonde você quer. Por isso, é importante estabelecer metas claras e, também, definir os passos que o levarão a atingi-las.


Essas metas visam o seu crescimento a longo prazo e precisam estar alinhadas com o seu propósito de vida. Até mesmo a escolha da sua área de trabalho precisa ser bem pensada, levando em consideração, por exemplo, as profissões que oferecem melhores salários.


Além das metas, também é válido criar desafios, pois eles o estimularão a sair da sua zona de conforto. Você pode tentar desenvolver uma nova maneira de executar uma tarefa ou a reduzir o tempo gasto em certa atividade. O mais importante é que esses desafios não são solicitados pelo seu chefe, mas são iniciativas próprias, para aumentar sua autoconfiança e aproveitar ao máximo seu potencial.


2. Aprenda outros idiomas


Hoje em dia, no mundo dos negócios, saber apenas o inglês não é mais um diferencial e sim uma obrigação. Por isso, aprender outros idiomas é essencial, para que você tenha um destaque a mais. Dica:Pesquise quais países possuem mais influênciana sua área e estude mais a sua língua, assim quem sabe você consegue expandir as fronteiras da sua carreira profissional.


3. Demonstre comprometimento com a empresa


Você pode ter planos para sair da empresa em que trabalha para buscar crescimento em outros ambientes. Mas, enquanto você estiver neste local, deve se dedicar a ele. Muitos profissionais com talento e conhecimento ficam estagnados apenas porque o gestor não confia no comprometimento daquele funcionário a longo prazo. Pense nisso: como você pode ganhar mais responsabilidades e atribuições se o seu chefe pensa que, a qualquer momento, você pode jogar tudo para o alto e ir procurar emprego em outro lugar?


Para demonstrar comprometimento, você precisa ter iniciativa e se envolver com a empresa. Participe dos treinamentos, ofereça sua ajuda em projetos dos seus colegas, seja ativo (com sugestões e opiniões) nas reuniões da equipe. Em resumo: mostre que você está sempre pensando na empresa e em formas de colaborar com ela.



4. Saiba trabalhar em equipe


Sabemos a importância da independência para se ter uma boa carreira, porém, é essencial saber lidar com trabalhos em equipe, pois dificilmente você conseguirá ótimos resultados trabalhando sozinho. Por isso, cultive os profissionais a sua volta, e tente sempre fazer uma troca de ideais e conhecimentos com seus pares.



5. Saiba equilibrar vida pessoal e profissional


Um erro comum de quem quer avançar na carreira é esquecer completamente da sua vida pessoal. Talvez você esteja passando menos tempo com sua família, deixando de cuidar da saúde ou eliminando todas as atividades de lazer e descanso. Em qualquer uma destas situações, acredite: em algum momento, esse desequilíbrio vai trazer um efeito colateral.


Focar na vida profissional pode melhorar os resultados a curto prazo, mas é só isso. É válido quando você tem um grande projeto a completar com urgência. Porém, manter esse ritmo continuamente vai gerar muito estresse e cansaço. Com o tempo, o desgaste sobre você será tão grande, que seu desempenho e relacionamentos profissionais também serão afetados. Portanto, nunca se esqueça da importância de ter um tempo só para você.


43 visualizações0 comentário