Uma palavra para definir sua carreira em 2021

Se você fosse escolher uma palavra para sua carreira em 2021, qual seria?


Todo ano, o dicionário britânico Oxford escolhe uma palavra que resume o espírito do ciclo que se encerrou, algo que reflete a sociedade e os acontecimentos daquele período. Em 2018, por exemplo, foi “tóxico”, em referência aos debates ambientais e também aos relacionamentos no trabalho e na vida amorosa. Em 2019, o termo que sintetizou o ano foi “emergência climática” — todo mundo se lembra do famoso discurso da jovem ativista Greta Thunberg na ONU, certo? — e em 2020… Bem, 2020 foi um ano sem palavras!


Na verdade, não é que a equipe do dicionário não conseguiu encontrar um termo muito utilizado, o que eles explicaram é que 2020 não foi um ano que dava para ser perfeitamente traduzido em uma única palavra.


Tantas expressões foram incorporadas no nosso dia a dia — quem aí usou e abusou de “novo normal”, “novo coronavírus”, “lockdown” e “distanciamento social”? —, a linguagem se adaptou tão rápida e intensamente, que a equipe do dicionário Oxford decidiu lançar um relatório sobre “Palavras de um ano sem precedentes”, focado na hipervelocidade com que o mundo criou e acumulou um novo vocabulário coletivo.


Diante desse quase novo “dicionário” que criamos para lidar com todos os acontecimentos em 2020, fiquei pensando se nosso vocabulário mudou muito em relação à carreira.


Qual termo traduziria o debate sobre carreira no ciclo passado? E você, se pudesse resumir a sua vida profissional no último ano, qual palavra usaria? Foi justamente essa pergunta que fiz no meu LinkedIn e as respostas foram bem variadas, mas três palavras se destacaram: paciência, resiliência e superação.


Acredito que paciência foi a escolha de muitos por dois motivos. De um lado, precisamos de paciência para lidar com todas as mudanças na forma de se trabalhar, com as pessoas da nossa equipe e a montanha-russa de humor natural naquele período complicado, e com as pressões do mercado.


De outro, precisamos de paciência para entender que muitas coisas que tínhamos planejado para a nossa carreira, bem, talvez tivessem que ser colocadas em modo espera. Quem aqui não deixou para depois aquela mudança de área ou busca por uma nova experiência de trabalho?


Fonte: https://exame.com/blog/sofia-esteves/uma-palavra-para-definir-sua-carreira-em-2021/